Comentários: 0
Como as ferramentas online para avaliar os imóveis estão a profissionalizar o setor
GTRES

Todas as agências imobiliárias devem ter em conta diariamente uma das decisões mais relevantes para o seu negócio: avaliar os seus imóveis. O profissional imobiliário deve ser capaz de atribuir um preço de venda e arrendamento às propriedades que gere para que se comercializem.  

E como a tarefa não é trivial, através do idealista/tools recomenda-se recorrer a ferramentas de estimativa que existem no mercado e que ajudam a obter toda a informação necessária para conseguir o melhor possível um preço de mercado. 

O que a agência imobiliária geralmente encontra é um sistema de avaliação deficiente que se realiza tendo por base um número reduzido de testemunhos e dentro de um raio de ação que nem sempre é coerente. Mas na maioria das vezes esses imóveis que servem de amostra são casas que foram colocadas à venda, pelo que incluem preços que o próprio utilizador atribuiu. Portanto, é preciso ser escrupuloso no uso destes dados.

Tudo isto aliado ao facto de que obter dados públicos, como o cadastro, não é tão fácil como pode parecer e a informação das administrações públicas é muito difícil de utilizar.

Nos EUA, o portal Zillow, reconhecido por ter as avaliações mais fidedignas e o mais usado no país, está a mudar a dinâmica do mercado, já que os agentes têm uma ferramenta fiável para atribuir um preço aos seus imóveis, apoiada numa grande base de dados.

Tendo por base esta mesma filosofia existe no mercado nacional a ferramenta idealista/data, que traz clareza e transparência ao setor imobiliário, e sobretudo facilidade de acesso a dados e a informação de imóveis, calculando os preços diariamente a partir de bases de dados oficiais.

Mediante um algoritmo próprio são feitas avaliações de casas em tempo real, o que permite pôr nas mãos do potencial comprador ou vendedor informação objetiva, homogénea e atualizada que ajude à tomada de decisão, algo praticamente oculto até à data.

E o mais importante, o sistema é capaz de cruzar uma série de dados, como o valor do metro quadrado (m2) numa zona específica, para calcular o preço real de venda e arrendamento do imóvel. Também inclui no seu sistema de pesquisa um rastreio dos serviços relevantes que existem na zona onde se encontra o imóvel, desde escolas a zonas verdes, passando por estações de metro, até restaurantes e supermercados.

Todos estes dados que o idealista/data oferece estão baseados em dados públicos facultados pelo Governo e administrações públicas para obter uma avaliação estimativa das casas. Daí a importância deste novo modelo, que põe à disposição do cliente uma base de dados que lhe permita ir ao mercado com a única ferramenta indispensável: a informação.

Este tipo de ferramentas serve para profissionalizar o setor imobiliário e para saber qual é o “preço justo” dos imóveis.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade