Oito edifícios em Lisboa – na Avenida da Liberdade e área envolvente – vão perder o estatuto de interesse público para serem convertidos em imóveis para habitação, empreendimentos turísticos e até comércio. Entre eles estão o quartel dos Bombeiros Voluntários Lisbonenses, a antiga sede da Fundação Oriente e o antigo Cinema Olympia.
A alteração da classificação dos edifícios já foi aprovada em reunião de câmara, escreve o Diário de Notícias. A proposta entrou agora em fase de consulta pública e durante 20 dias podem ser feitas sugestões e reclamações. A maioria dos edifícios são particulares, sendo que alguns estão desocupados ou devolutos.
Entre eles estão as antigas instalações dos CTT (Rua de São José) e da Autoridade Nacional de Proteção Civil (Rua Câmara Pestana), a antiga sede da Fundação Oriente (Rua do Salitre), o antigo cinema Olympia (Rua dos Condes), o quartel dos Bombeiros Voluntários da Ajuda, agora provisoriamente ao serviço dos Sapadores (Praça da Alegria), o edifício onde funcionou o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (Rua de Santa Marta), o atual quartel dos Bombeiros Voluntários Lisbonenses (Rua Camilo Castelo Branco) e ainda a sede da EPAL (Avenida da Liberdade).
Em causa não está uma "desclassificação", mas uma alteração "que permitirá outros usos (habitação, terciário, turismo ou mesmo equipamentos) naqueles edifícios que estavam afetos apenas a albergar equipamentos”, esclareceu o vereador da autarquia com o pelouro do Urbanismo e Planeamento Estratégico, Manuel Salgado, citado pela publicação.
Para poder comentar deves entrar na tua conta