Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Que casa se pode comprar com um milhão de dólares? 123 m2 em Lisboa

Andreas Brücker/Unsplash
Andreas Brücker/Unsplash
Autor: Redação

Um milhão de dólares dá para comprar 16 metros quadrados (m2) no Mónaco, 22 m2 em Hong Kong e 20 m2 em Londres. Estes valores mostram que o preço das casas de luxo está ao rubro, um pouco por todo o mundo. Mas a “febre” também já chegou a território nacional, mais concretamente a Lisboa, onde com um milhão de dólares, cerca de 862 milhões de euros, permitem adquirir 123 m2.

O que fazer com um milhão de dólares no mercado imobiliário? A consultora Knight Frank fez as contas e elaborou uma lista que mostra quantos m2 se compram com este valor nas 20 principais cidades do mundo.

O ranking não inclui cidades portugueses, mas o Expresso decidiu fazer os cálculos para Lisboa, concluindo que, com base nos preços médios que atualmente se praticam no centro histórico da cidade — cerca de 7.000 euros por m2 — um milhão de dólares daria para comprar uns 123 m2.

A verdade é que os preços da capital ainda andam muito longe dos preços praticados em outras cidades. O caso mais peculiar é o do Mónaco, que aparece no primeiro lugar do ranking: um milhão de dólares apenas dá para comprar 16 m2, o que quer dizer que o preço do m2 já ultrapassa os 60.000 euros. Assim, e feitas as contas, uma casa de 100 m2 já pode custar uns seis milhões.