Comentários: 0
Preço das casas em Portugal sobe 15,6% num ano
Luis Dille/Unsplash

O preço de venda das casas em Portugal continental aumentou 15,6% em setembro face ao mesmo mês do ano passado e 1,3% em termos mensais. Os dados são da Confidencial Imobiliário (Ci), no âmbito do Índice de Preços Residenciais (IPR), e confirmam que é cada vez mais caro comprar casa no país.

Segundo a Ci, os preços estão a subir acima de 10% em termos homólogos desde julho de 2017. “Só este ano, as valorizações foram sempre superiores a 13,5%, atingindo um máximo de 16,4% em maio e mantendo-se em torno dos 15% desde então”, refere a empresa em comunicado.

Os dados mais recentes do IPR permitem concluir que o ciclo de recuperação dos preços da habitação no país começou há cinco anos, no último trimestre de 2013, sendo que durante cerca de dois anos as subidas homólogas mantiveram-se abaixo dos 3%. “Só em 2016 a valorização começou a acelerar, com os preços a apresentarem subidas de 3,5% a 9% até meados do ano passado e a acentuarem de forma expressiva o ritmo de crescimento desde então, com variações homólogas sempre a dois dígitos”, lê-se no documento.

Quando comparado com o período pré-crise (2007), o preço de venda de casas disparou 10,6%. E mais: recuperaram 41,4% face ao seu nível mais baixo, junho de 2013.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta