Preços das lojas e das casas em Portugal

Preços das lojas aumentaram 4,2% em 2022 – e das casas… 12,6%

Os preços dos imóveis comerciais (lojas) aumentaram 4,2% em 2022, tendo desacelerado, no entanto, face à subida verificada no ano anterior (5,1%). Um crescimento que é bem inferior ao registado no segmento residencial, visto que o custo da habitação disparou 12,6% em 2022. Em causa estão dados divulgados esta quinta-feira (25 de maio de 2023) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). 
Preços das casas e das rendas disparam em Portugal e na UE

Comprar e arrendar casa em Portugal: o que mudou em 10 anos?

O custo da habitação em Portugal subiu bastante na última década. O preço das casas acelerou mais de 50% entre 2010 e o segundo trimestre de 2021 enquanto as rendas dispararam mais de 20%, segundo dados divulgados esta quinta-feira (7 de outubro) pelo Eurostat. Trata-se de um valor superior ao registado na média dos países da União Europeia (UE): 34% e 16%, respetivamente. 
Preços das casas em Portugal, na Zona Euro e na UE

Preços das casas sobem em flecha na Zona Euro e UE no segundo trimestre

Os preços das casas continuam a subir em flecha mesmo em temos de pandemia. No segundo trimestre de 2021, aumentaram em termos homólogos 6,8% na Zona Euro e 7,3% na União Europeia (UE), segundo dados divulgados esta quinta-feira (7 de outubro de 2021) pelo Eurostat. Em Portugal, o crescimento foi ligeiramente inferior: 6,6%. 
Imobiliário em alta na Zona Euro: preços das casas com maior subida dos últimos 14 anos

Imobiliário em alta na Zona Euro: preços das casas com maior subida dos últimos 14 anos

Não é só em Portugal que o preço das casas tem vindo a subir nos últimos tempos, inclusive em tempos de pandemia da Covid-19. Na Zona Euro assistiu-se, no quarto trimestre de 2020, a um crescimento homólogo de 5,4%, o maior aumento dos últimos 14 anos, ou seja, desde 2006. Na União Europeia (UE) a subida média quando comparada com o mesmo trimestre de 2019 foi maior, de 5,7%. Já em Portugal o crescimento homólogo foi de 8,6%. Em causa estão dados divulgados esta quinta-feira (8 de abril de 2021) pelo Eurostat.
Preços das casas continuam a subir na pandemia - tanto nas novas como nas usadas

Preços das casas continuam a subir na pandemia - tanto nas novas como nas usadas

“Em 2020, apesar do contexto desfavorável decorrente das restrições impostas no âmbito da pandemia da Covid-19, continuou a observar-se uma dinâmica de crescimento dos preços das habitações transacionadas”, indicou esta terça-feira (23 de março de 2021) o Instituto Nacional de Estatística (INE), revelando que os preços médios anuais aumentaram 8,4% no ano passado, menos 1,2% que no ano anterior (9,6%).
Quanto custa comprar casa em Portugal? Rx aos preços em todo o país

Quanto custa comprar casa em Portugal? Rx aos preços em todo o país

Comprar casa em Portugal continua a ser cada vez mais caro. No primeiro trimestre de 2020, o preço mediano de alojamentos familiares foi 1.117 euros por metro quadrado (€/m2), mais 3,3% que no trimestre anterior e mais 10,5% que no mesmo período do ano passado, revelou esta quinta-feira (9 de julho de 2020) o Instituto Nacional de Estatístia (INE), frisando que os números não traduzem ainda o impacto da pandemia da Covid-19 no mercado habitacional, pelo que podem “distanciar-se das condições e tendências mais atuais do mercado”.
Portugal, o país da OCDE onde mais subiram os encargos com a habitação

Portugal, o país da OCDE onde mais subiram os encargos com a habitação

O esforço que as famílias portuguesas têm de fazer para suportar as despesas com a habitação é hoje mais alto do que em 2010. Portugal é, de resto, o país dos 35 membros da OCDE onde os encargos com a casa mais subiram no período de uma década. Ainda assim, a proporção de agregados com rendimentos mais baixos que gastam mais de 40% do orçamento em habitação diminuiu.
Poder para comprar casa em Portugal agrava-se "moderadamente" até 2020

Poder para comprar casa em Portugal agrava-se "moderadamente" até 2020

O poder para comprar casa em Portugal deve agravar-se “moderadamente nos próximos dois anos”. Esta é uma das conclusões do mais recente relatório da Fitch, que antecipa que o referido poder de compra – o chamado 'housing affordability' – “seja desafiante para os compradores em Lisboa e no Porto, onde os preços das casas estão a crescer rapidamente”. Segundo a agência de notação financeira, devem subir mais de 6% em Portugal até 2020.
Preço das casas em Portugal sobe 15,6% num ano

Preço das casas em Portugal sobe 15,6% num ano

O preço de venda das casas em Portugal continental aumentou 15,6% em setembro face ao mesmo mês do ano passado e 1,3% em termos mensais. Os dados são da Confidencial Imobiliário (Ci), no âmbito do Índice de Preços Residenciais (IPR), e confirmam que é cada vez mais caro comprar casa no país.