Preço das casas em Portugal

Preço da habitação acelera no arranque do ano – e vendem-se mais casas

O setor imobiliário reclama a construção de mais casas, de forma a dar resposta à crise na habitação – ou de acesso a habitação – que se vive no país e a ser possível, assim, aumentar a oferta. E a verdade é que a procura continua a ser elevada e que os preços não param de subir, tendo aumentado, no primeiro trimestre de 2025, 16,3% em termos homólogos. Segundo o INE, trata-se de um aumento de 4,7 pontos percentuais face ao observado no trimestre anterior, representando um novo máximo histórico. E mais: foram transacionadas 41.358 habitações nos primeiros três meses do ano, mais 25% que no mesmo período do ano passado.
Jovens europeus a viver com os pais

Em que países europeus há mais jovens a viver com os pais?

Os dados publicados pelo Eurostat e ilustrados pela Visual Capitalist mostram que 30% dos jovens europeus (pessoas entre 25 e 34 anos) vivem em casa dos pais. Um número que é, no entanto, maior em Portugal, onde quase metade (44%) dos jovens ainda reside com os progenitores.
Custos com a casa

Sobrecarga dos custos com a casa agrava-se (muito) em Portugal

O custo da habitação não parou de aumentar em Portugal, nem mesmo durante a pandemia. E logo a seguir sentiu-se uma subida generalizada dos preços por via da inflação, que impulsionou a subida dos juros nos créditos da habitação. Foi neste contexto que Portugal viu a sobrecarga dos custos da habitação das famílias com menores rendimentos a agravar-se, sendo mesmo um dos países da OCDE onde mais piorou desde 2019.
Inquilinos a mudar de casa

Metade dos inquilinos em Portugal quer mudar de casa – e preço manda

O acesso à habitação em Portugal tem vindo a agravar-se perante os elevados preços das casas para comprar e arrendar, que continuam a subir a um ritmo mais elevado do que os salários das famílias. E também é difícil encontrar casas com boa eficiência energética no nosso país. Tudo isto ajuda a explicar os resultados do mais recente estudo do Observador Cetelem, que indicam que a maioria dos portugueses está insatisfeita com a casa onde vive. Tanto assim é que cerca de metade dos inquilinos tenciona mudar de casa, apontando o preço como o critério mais importante na hora de escolher um novo lar.
Evolução do preço das casas na Zona Euro

Preços das casas vão subir 2,7% na Zona Euro nos próximos 12 meses

Os consumidores da Zona do Euro antecipam para os próximos 12 meses – entre junho de 2024 e junho de 2025 – que os preços das casas vão aumentar 2,7%, mais uma décima de ponto percentual (p.p.) que em maio (2,6%). Trata-se, de resto, do valor mais elevado desde março de 2023 (3%), segundo dados divulgados recentemente pelo Banco Central Europeu (BCE).
Descontos no IMT

IMT jovem desce para casas que custem mais de 316 mil euros

Os jovens que ponderam comprar casa vão poder contar, em breve, com a isenção do IMT na aquisição da sua primeira habitação. Este benefício fiscal está previsto para casas que custem até 316.772 euros e o Governo quer que entre em vigor até agosto, depois de passar pelo crivo do Parlamento. A verdade é que as habitações que custem mais de 316 mil euros também vão ter um IMT reduzido. Descobre porquê.
Preços das lojas e das casas em Portugal

Preços das lojas aumentaram 4,2% em 2022 – e das casas… 12,6%

Os preços dos imóveis comerciais (lojas) aumentaram 4,2% em 2022, tendo desacelerado, no entanto, face à subida verificada no ano anterior (5,1%). Um crescimento que é bem inferior ao registado no segmento residencial, visto que o custo da habitação disparou 12,6% em 2022. Em causa estão dados divulgados esta quinta-feira (25 de maio de 2023) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). 
Preços das casas em Portugal, na Zona Euro e na UE

Preços das casas sobem em flecha na Zona Euro e UE no segundo trimestre

Os preços das casas continuam a subir em flecha mesmo em temos de pandemia. No segundo trimestre de 2021, aumentaram em termos homólogos 6,8% na Zona Euro e 7,3% na União Europeia (UE), segundo dados divulgados esta quinta-feira (7 de outubro de 2021) pelo Eurostat. Em Portugal, o crescimento foi ligeiramente inferior: 6,6%. 
Preços das casas e das rendas disparam em Portugal e na UE

Comprar e arrendar casa em Portugal: o que mudou em 10 anos?

O custo da habitação em Portugal subiu bastante na última década. O preço das casas acelerou mais de 50% entre 2010 e o segundo trimestre de 2021 enquanto as rendas dispararam mais de 20%, segundo dados divulgados esta quinta-feira (7 de outubro) pelo Eurostat. Trata-se de um valor superior ao registado na média dos países da União Europeia (UE): 34% e 16%, respetivamente. 
Imobiliário em alta na Zona Euro: preços das casas com maior subida dos últimos 14 anos

Imobiliário em alta na Zona Euro: preços das casas com maior subida dos últimos 14 anos

Não é só em Portugal que o preço das casas tem vindo a subir nos últimos tempos, inclusive em tempos de pandemia da Covid-19. Na Zona Euro assistiu-se, no quarto trimestre de 2020, a um crescimento homólogo de 5,4%, o maior aumento dos últimos 14 anos, ou seja, desde 2006. Na União Europeia (UE) a subida média quando comparada com o mesmo trimestre de 2019 foi maior, de 5,7%. Já em Portugal o crescimento homólogo foi de 8,6%. Em causa estão dados divulgados esta quinta-feira (8 de abril de 2021) pelo Eurostat.
Preços das casas continuam a subir na pandemia - tanto nas novas como nas usadas

Preços das casas continuam a subir na pandemia - tanto nas novas como nas usadas

“Em 2020, apesar do contexto desfavorável decorrente das restrições impostas no âmbito da pandemia da Covid-19, continuou a observar-se uma dinâmica de crescimento dos preços das habitações transacionadas”, indicou esta terça-feira (23 de março de 2021) o Instituto Nacional de Estatística (INE), revelando que os preços médios anuais aumentaram 8,4% no ano passado, menos 1,2% que no ano anterior (9,6%).
Quanto custa comprar casa em Portugal? Rx aos preços em todo o país

Quanto custa comprar casa em Portugal? Rx aos preços em todo o país

Comprar casa em Portugal continua a ser cada vez mais caro. No primeiro trimestre de 2020, o preço mediano de alojamentos familiares foi 1.117 euros por metro quadrado (€/m2), mais 3,3% que no trimestre anterior e mais 10,5% que no mesmo período do ano passado, revelou esta quinta-feira (9 de julho de 2020) o Instituto Nacional de Estatístia (INE), frisando que os números não traduzem ainda o impacto da pandemia da Covid-19 no mercado habitacional, pelo que podem “distanciar-se das condições e tendências mais atuais do mercado”.
Portugal, o país da OCDE onde mais subiram os encargos com a habitação

Portugal, o país da OCDE onde mais subiram os encargos com a habitação

O esforço que as famílias portuguesas têm de fazer para suportar as despesas com a habitação é hoje mais alto do que em 2010. Portugal é, de resto, o país dos 35 membros da OCDE onde os encargos com a casa mais subiram no período de uma década. Ainda assim, a proporção de agregados com rendimentos mais baixos que gastam mais de 40% do orçamento em habitação diminuiu.
Poder para comprar casa em Portugal agrava-se "moderadamente" até 2020

Poder para comprar casa em Portugal agrava-se "moderadamente" até 2020

O poder para comprar casa em Portugal deve agravar-se “moderadamente nos próximos dois anos”. Esta é uma das conclusões do mais recente relatório da Fitch, que antecipa que o referido poder de compra – o chamado 'housing affordability' – “seja desafiante para os compradores em Lisboa e no Porto, onde os preços das casas estão a crescer rapidamente”. Segundo a agência de notação financeira, devem subir mais de 6% em Portugal até 2020.
Preço das casas em Portugal sobe 15,6% num ano

Preço das casas em Portugal sobe 15,6% num ano

O preço de venda das casas em Portugal continental aumentou 15,6% em setembro face ao mesmo mês do ano passado e 1,3% em termos mensais. Os dados são da Confidencial Imobiliário (Ci), no âmbito do Índice de Preços Residenciais (IPR), e confirmam que é cada vez mais caro comprar casa no país.
Comprar casa em Lisboa chega a ser tão caro como em Paris

Comprar casa em Lisboa chega a ser tão caro como em Paris

Viver no centro de Lisboa é cada vez mais caro, uma tendência que não é de agora e que se deverá manter nos próximos tempos, pelo que muitos portugueses podem ter de optar por viver noutras zonas da cidade, mais baratas. Entre outros fatores, o turismo e o aumento da procura estão a fazer com que o preço por m2 se aproxime dos valores praticados em Paris (França), por exemplo.
Crédito à habitação: pagar a casa é mais caro em junho

Crédito à habitação: pagar a casa é mais caro em junho

A mensalidade a pagar ao banco pelo empréstimo da casa vai aumentar em junho. Em causa está o facto de as taxas Euribor – usadas como referência em Portugal no crédito habitação – terem aumentado em abril, à semelhança do que tem acontecido nos últimos meses. Ou seja, os contratos revistos em maio vão sofrer um agravamento nas prestações.
Avaliação bancária das casas volta a subir

Avaliação bancária das casas volta a subir

Em fevereiro, à semelhança do que já tinha acontecido no primeiro mês do ano, o valor médio de avaliação bancária em Portugal, para fins de crédito à habitação, aumentou em termos homólogos. Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), os bancos avaliaram as casas, em média, por 1.001 euros por m2 em fevereiro, menos nove euros (-0,9%) que em janeiro.
radiografia do dia: preço da habitação em alguns países

radiografia do dia: preço da habitação em alguns países

o gráfico em cima mostra a diferença existente entre vários países no que diz respeito ao preço da habitação. segundo o the economist, frança, canadá, holanda e austrália são os países onde as casas estavam mais sobrevalorizadas (35%, 34%, 33% e 23%, respectivamente) no final do ano passado.