Comentários: 1
"Não há uma bolha imobiliária em Portugal", defende embaixador em Espanha
Francisco Ribeiro de Menezes, embaixador de Portugal em Espanha idealista/news

Profundo conhecedor da realidade do país vizinho, o embaixador de Portugal em Espanha rejeita que em Portugal "exista uma bolha imobiliária semelhante à que se viveu no mercado espanhol". Francisco Ribeiro de Menezes, em declarações ao idealista/news, admite que "é preciso estar alerta com a evolução de preços das casas em Portugal", em linha com o que defende a Comissão Europeia (CE), mas rejeita que exista uma bolha imobiliária agora mesmo.

"Estamos muito longe disso", afirma o diplomata baseado em Madrid, recordando que em Espanha "viveu-se uma situação totalmente distinta, em termos económicos e sociais", quando rebentou a crise imobiliária, que registou o seu pior momento nos anos 2013-2014. "E essas condições não se verificam de todo em Portugal, tenho a certeza", reitera.

Desde 2008 que os preços das casas aceleraram significativamente em Portugal, registando uma subida em termos reais na ordem dos 10%, gerando sinais de "sobrevalorização" no mercado, para os quais Bruxelas tem vindo a pedir especial atenção.

Ribeiro Menezes partilha desta preocupação e avisa que, neste contexto, "é preciso acautelar os direitos de moradores, alocadores e proprietários", mas diz estar convencido de que "as autoridades portuguesas, centrais e locais, estão muito pendentes do que se está a passar e a tomar as medidas necessárias".

O embaixador de Portugal em Espanha conta ainda ao idealista/news que "agora mesmo o país está a despertar muitíssimo interesse junto das empresas e investidores espanhóis".

Portugal está na moda a nível internacional e os espanhóis entraram na onda. "Dão, cada vez mais, sinais de se estarem a render aos encantos lusos e potencial do país", seja a nível empresarial ou turístico, aponta.

O setor imobiliário é, alías, "um dos focos deste interesse", revela o diplomata, frisando que "é natural que Espanha, com a tradição e experiência que tem neste setor, e aprendida a lição da bolha que viveu, preste tanta atenção a Portugal a este nível, sobretudo num momento de tanto dinamismo".

Ver comentários (1) / Comentar

1 Comentários:

ana
15 Março 2019, 19:09

Se não há bolha imobiliária encontre-me um t2 em C.Ourique onde vivo desde que nasci por uns 800/900€ com arrendamento que não seja por um ano e que seja minimamente decente

Para poder comentar deves entrar na tua conta