Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

A “cadeira minimalista” e outros móveis engenhosos para guardar em qualquer lado

Versatilidade é palavra de ordem
Uma cadeira inovadora / Pinterest
Autor: Hoja de Router (colaborador do idealista news)

Ter espaço necessário para viver confortavelmente tornou-se na preocupação de muitas pessoas, especialmente aquelas que, por decisão ou obrigação, têm casas de pequenas dimensões. Por esta razão, muitos designers quiseram fazer da necessidade uma virtude, e trabalhar para criar móveis funcionais que ocupam o menor espaço possível. Uma das soluções que está a ter mais sucesso é dobrar móveis que, quando não utilizados, podem ser facilmente escondidos em qualquer canto.

São muitos os exemplos deste tipo de inovação que são desenvolvidos a cada ano, e que, além disso, ajudam a avançar nas diretrizes de sustentabilidade e respeito pelo meio ambiente. Um desses projetos é conhecido como "cadeira minimalista", projetada nos EUA, mas há muitos outros exemplos. Trazemos-te alguns deles:

Uma cadeira versátil e fácil de transportar

Uma cadeira que se arruma em poucos minutos que é muito (muito) fácil de montar.Tong Kim, o inventor desta cadeira, professor associado de design industrial na Purdue University (Indiana, EUA), acredita que esta invenção traz muitas vantagens económicas e ambientais, uma vez que reduz o desperdício, especialmente no material da embalagem, sendo que o transporte também é mais fácil e mais barato do que outras cadeiras convencionais.

Uma cadeira que parece uma boneca russa

Tem várias cadeiras empilhadas
Uma invenção de Tong Kim / A' Design Award & Competition

Além da cadeira minimalista, Kim também patenteou outro tipo de cadeira, igualmente útil e baseada nos mesmos princípios. Esta é uma “cadeira para partilhar empilhável”. Uma espécie de boneca russa, mas que acumula cadeiras. O conceito é simples e pretende maximizar a utilidade do espaço.

Também há mesas

Creado pela Sculpture Jeux
Abre e fecha / Sculpture Jeux

Esta pequena mesa é criação do Sculpture Jeux. Ocupa muito pouco espaço quando está dobrada, mas, quando necessário, pode ser aberta com muita facilidade para acomodar até quatro pessoas. Para isso, basta “extrair” todas as “folhas” adicionais que estão escondidas sob a placa, o que torna a superfície cinco vezes maior.

Nils Frederking
Nils Frederking

A mesa F2, criada por Nils Frederking, destaca-se pela velocidade com que se dobra e desdobra. Com um movimento simples, é muito fácil fechá-la em si mesmo, o que resulta numa imagem semelhante à de um acordeão.

Tem capacidade para 12 pessoas
Comóda ou secretária / Expand Furniture
Outra maneira de aproveitar o espaço é utilizar móveis dobráveis que podem executar diferentes funções. É o caso desta linda mesa que, quando não está preparada para uma refeição, pode transformar-se num simples móvel de apoio.

Vai um jogo?

Obra de obias Fraenzel
Um desenho mini / Tobias Fränzel
Além de mesas e cadeiras, há também outros objetos que fizeram da versatilidade a sua marca registada. Um bom exemplo é esta divertida mesa de ténis. Devemos a ideia ao designer de Berlim Tobias Fraenzel.