Comentários: 0
Obra nova "aterra" em força no Algarve: mais de 2.000 fogos em licenciamento até junho
Photo by Humphrey Muleba on Unsplash

A dinâmica da construção nova em Portugal soma e segue. No Algarve, entraram em processo de licenciamento nos primeiros seis meses do ano 2.012 novos fogos, num total de 626 projetos residenciais. A obra nova é o grande motor deste pipeline residencial, gerando 92% dos fogos contabilizados e 83% dos projetos.

A carteira de imóveis no Algarve é dominada pelas moradias, que concentram 88% do número de projetos em pipeline, sendo que os apartamentos representam os restantes 12%. Em número de fogos, as moradias têm um peso de 33% no pipeline semestral, revela a Confidencial Imobiliário (Ci), em comunicado.

Considerando o período acumulado entre janeiro de 2017 e junho de 2019, a carteira de promoção residencial em licenciamento no Algarve ascende a 2.747 projetos num total de 7.944 fogos. Tal volume compara com os 7.796 fogos contabilizados no concelho do Porto e os 9.758 no de Lisboa em igual período. Ainda assim, é o Algarve que acolhe o maior projeto residencial lançado neste período de dois anos e meio, nomeadamente um empreendimento com 256 apartamentos situado na freguesia de Armação de Pêra (concelho de Silves) e que deu entrada no pipeline precisamente nos primeiros seis meses do ano.

Em termos de segmentação geográfica, Silves, “muito influenciado pelo referido projeto”, segundo a Ci, é o concelho de maior peso na carteira regional no semestre, concentrando 17% dos fogos (333 fogos), embora seguido de perto por Portimão e Loulé, ambos com quotas de 16% e também com mais de 300 fogos.

Olhão, com 198 fogos contabilizados, tem um peso de 10% na carteira regional, só superado pelos três concelhos já mencionados e seguido de Faro (9%, 190 fogos), Tavira (8%, 169 fogos) e Lagos (7%, 132 fogos). Todos os restantes concelhos apresentam quotas abaixo dos 4%.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade