Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Licenciamentos

Últimas notícias sobre "Licenciamentos" publicadas em idealista.pt/news

Projeto turístico para ressuscitar aldeia-fantasma travado pela Câmara de Sintra

Entre Sintra e Mafra, a cerca de 40 quilómetros de Lisboa, fica localizada uma das últimas povoações saloias da região. Aldeia de Broas está atualmente praticamente em ruínas, com casas de pedra sem telhados, que desde há cerca de 40 anos estão desabitadas. Existe um projeto para exploração turística de parte da aldeia, mas as obras foram embargadas pela Câmara de Sintra, por alegada falta de licenciamento.

Notícia sobre:

Atraso nos licenciamentos é o principal obstáculo à promoção imobiliária – e trava aumento de oferta

Os atrasos nos processos de licenciamento de obras (de reabilitação urbana e de construção nova) e os elevados custos de construção, que aumentaram nos últimos tempos, há muito que são apontados pelos promotores imobiliários como um entrave ao investimento. Um cenário que tem consequências, nomeadamente porque atrasa a chegada ao mercado de novos projetos residenciais.  

Notícia sobre:

Obra nova ao rubro: mais de 15 mil casas licenciadas até agosto

Nos primeiros oito meses de 2019, o número de habitações em construções novas licenciadas cresceu 15,3%, para 15.318, face a igual período do ano passado.

Notícia sobre:

Obra nova "aterra" em força no Algarve: mais de 2.000 fogos em licenciamento até junho

A dinâmica da construção nova em Portugal soma e segue. No Algarve, entraram em processo de licenciamento nos primeiros seis meses do ano 2.012 novos fogos, num total de 626 projetos residenciais. A

Notícia sobre:

Obra nova ganha asas em Lisboa: 59% dos fogos em licenciamento são deste tipo

A aposta na construção nova em Portugal, nomeadamente em Lisboa, parece ser cada vez mais uma realidade, estando a "ganhar terreno" à reabilitação. No primeiro semestre, 59% dos fogos submetidos a licenciamento na capital são gerados em obra de construção nova.

Notícia sobre:

Venda de casas dispara 16,6% em 2018 e está em máximos de 10 anos

Foram vendidas em Portugal 178.691 habitações em 2018, mais 16,6% que no ano anterior. Trata-se do registo mais elevado dos últimos 10 anos (desde 2009), segundo o INE. Já o número de edifícios licenciados aumentou 17,6% face ao período homólogo. 

Notícia sobre:

Câmara de Lisboa tem quase 4.000 processos urbanísticos em “stand by”

Os pedidos de licenciamento continuam a “entupir” os serviços da autarquia lisboeta. Em março havia 3.923 processos urbanísticos à espera de luz verde, mas está a ser difícil dar resposta aos pedidos.

Notícia sobre:

Licenças para construção de casas novas disparam 37,3% num ano

Em janeiro e fevereiro, as câmaras municipais licenciaram 3.851 alojamentos em construção nova, o que corresponde a um “expressivo aumento de 37,3%” face ao mesmo período do ano passado, revelou a AICCOPN.

Notícia sobre:

Imobiliário a ferver: 2019 arranca em força no mercado da habitação

O início de 2019 está a ser marcado por um “forte arranque no mercado da habitação”, revelou a AICCOPN, concluindo que se verificaram em janeiro aumentos homólogos no consumo de cimento, no licenciamento de obras e na concessão de crédito à habitação.

Notícia sobre:

Licenciamento de obras de construção e reabilitação sobe 10% num ano

As câmaras municipais licenciaram 3.400 obras de construção e reabilitação de edifícios habitacionais no primeiro trimestre do ano, mais 10% face ao mesmo período do ano passado. Já o licenciamento de fogos em construções novas cresceu 21,1% em termos homólogos, para um total de 4.203 habitações.

Notícia sobre: