Chama-se Realtors Conference & Expo e é o maior evento do mundo da mediação imobiliária, sendo organizada pela National Association of Realtors (NAR), a maior associação dos profissionais imobiliários dos EUA, com mais de um milhão de membros. A edição deste ano decorre em São Francisco, de 8 a 11 de novembro de 2019, e terá pela primeira vez participação nacional. “É o momento ideal para apresentar Portugal como destino fantástico no que toca ao imobiliário, seja no segmento residencial ou investimento”, diz Pedro Pereira, diretor de marketing da UCI, em entrevista ao idealista/news.
O que faz deste evento aquele que se diz ser o mais importante do mundo no setor da mediação imobiliária?
A conferência anual da NAR é o maior evento do mundo da mediação imobiliária. Seja em termos de dimensão, pois reúne, nesta edição, mais de 40.000 participantes, seja em termos de oradores ou pelos temas abordados. Os membros da NAR, sejam eles dos EUA ou das mais de 60 comitivas internacionais, juntam-se para discutir os temas mais relevantes que impactam a profissão e que serão complementados com sessões de formação e de motivação.
Paralelamente existe uma exposição de mais de 200 empresas que têm produtos e serviços para esta indústria. Este encontro é uma experiência polivalente para o mediador imobiliário. Além de formação, de partilha de informação e de diferentes pontos de vista, os participantes têm ainda uma oportunidade de networking muito forte. Quantas vezes se juntam dezenas de milhares de profissionais numa só cidade? A NAR proporciona e estimula essa partilha de contatos geradores de negócio.
"As oportunidades de negócios entre Portugal e os EUA existem e a PIR existe para as fomentar e explorar"
Pedro Pereira, diretor de marketing da UCI
Para quem está no segmento de negócios ou compradores internacionais, este é um evento que deve estar todos os anos na agenda. Mas para todos os outros profissionais é uma oportunidade enriquecedora de conteúdos e de contatos, ou seja, a base deste negócio.
A NAR é representada em Portugal pela Portuguese International Realtor (PIR). Fale-nos um pouco sobre a PIR.
A PIR foi criada em junho de 2018 no Porto, numa iniciativa da APEMIP e da UCI e que contou com a presença da Presidente da NAR de 2018, Elisabeth Mendenhall. Esta associação é reconhecida pela NAR como seu representante em Portugal. PIR e NAR trabalham juntas para criar em Portugal uma comunidade de agentes que sejam membros da NAR, na qualidade de International Realtor Member (IRM) e que respeitem o código ético da NAR.
As vantagens de pertencer à NAR são três: integrar a maior rede de contatos mundial; ter acesso a designações reconhecidas internacionalmente que atestam ser especialista numa determinada área (como ser agente de compradores, negócios internacionais, green, etc.) e por fim, e não menos importante, utilizar o termo REALTOR e o famoso “R” que transformou a profissão neste termo quotidiano de ser um REALTOR. A NAR disponibiliza ainda aos seus membros informações e estatísticas que ajudam a caracterizar o momento atual do imobiliário.
Por fim, refiro ainda o papel que tem desempenhado a Hudson Gateway Association of Realtors (HGAR), uma associação de Nova Iorque com mais de 20.000 associados. A HGAR tem uma ligação muito forte com a PIR e juntas têm trabalhado num conjunto de ações mútuas que, em breve, vão surgir para benefício dos membros de ambas. As oportunidades de negócios entre Portugal e os EUA existem e a PIR existe para as fomentar e explorar.
Pela primeira vez haverá uma comitiva portuguesa presente na conferência, certo? Quem a vai integrar?
Pela primeira vez Portugal vai estar representado na NAR Conference & EXPO. Vamos levar uma comitiva de cerca de 10 pessoas que se vão juntar às cerca de 50 que vão viajar desde Espanha. Os agentes que compõem a comitiva de Portugal são membros internacionais da NAR, vulgo IRM, que vão em busca de dois objetivos: contatos internacionais e informação. E não há melhor ambiente, nem melhor contexto, para se proporcionar isso mesmo.
"Esta conferência é quase como uma Assembleia Geral da ONU, mas do imobiliário"
Pedro Pereira, diretor de Marketing da UCI
Portugal vai participar num Meet & Greet Internacional durante uma manhã, no Stand da NAR Global Alliances. Será o momento ideal para apresentar Portugal como destino fantástico no que toca ao imobiliário, seja no segmento residencial ou investimento. Aliás, em maio, um grupo de agentes imobiliários dos EUA foi recebido na embaixada de Portugal em Washington para uma apresentação sobre Portugal e o interesse despertado, a julgar pela quantidade e detalhe das questões colocadas, faz antever que em novembro vamos testemunhar grande interesse pelas informações e produtos que os IRM vão levar ao conhecimento dos que os visitarem essa manhã.
Portugal está na moda, também nos EUA. A NAR está bastante satisfeita com esta presença de Portugal e sabemos que a irá distinguir de uma forma bem especial.
É o momento ideal para Portugal estar representado no evento?
Sem dúvida. Essa é a motivação dos membros da NAR em Portugal que vão a esta conferência. Promover Portugal e fazer a ponte para os seus negócios. Todos sabemos que os EUA são um dos países que melhor implantada tem esta cultura de negócio. Por isso, há que explorar estas oportunidades. A presença física de Portugal é importante. Ninguém faz negócios, desta natureza, com quem não conhece. É crucial estabelecer relações pessoais.
Esta conferência é quase como uma Assembleia Geral da ONU, mas do imobiliário. É muito gratificante a recetividade que todos demonstram nos contatos iniciais. E o ambiente é propicio ao estabelecimento de novas relações, seja com agentes norte-americanos seja de outros países.
"[É] a melhor oportunidade do ano para quem quer explorar compradores ou investidores internacionais, ou simplesmente para estar e aproveitar o maior evento mundial da mediação imobiliária"
Pedro Pereira, diretor de Marketing da UCI
É normal estarmos em reuniões com um japonês de um lado e um finlandês do outro. Pelos corredores cruzam-se comitivas (que já podemos dizer amigas) de Espanha, França, Reino Unido, Brasil, Croácia, Argentina ou mesmo de estados norte-americanos com os quais a PIR já tem relações, como Nova Iorque, Miami, Houston, Los Angeles. As pontes já existem, fruto do trabalho do último ano. Agora cabe ao PIR e os seus IRM construir mais pontes e explorar o potencial de todas. É disso que se trata esta conferência.
O que tem a ganhar a mediação nacional com esta experiância internacional?
Conhecimento e contatos. Quem tem informação, tem poder. É crucial conhecer o mercado local de cada um, onde cada agente se posiciona. Mas já não é suficiente. Quem tiver mais informação, destaca-se aos olhos dos clientes. A informação que os IRM vão encontrar nesta conferência vai desde dados estatísticos, a tendências, a perceções de consumidores, a estratégias comerciais, a scrips de sucesso, só para indicar alguns.
O ambiente da conferência é propicio à geração de novos contatos. Juntando as duas, temos a melhor oportunidade do ano para quem quer explorar compradores ou investidores internacionais, ou simplesmente para estar e aproveitar o maior evento mundial da mediação imobiliária.
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