Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Mediação portuguesa mostrou-se nos EUA: “Fizeram-se contactos que podem gerar negócios”

Maior evento do mundo de mediação imobiliária realizou-se em São Francisco e teve pela primeira vez uma delegação portuguesa.

Delegação portuguesa fez-se notar na Realtors Conference & Expo / UCI
Delegação portuguesa fez-se notar na Realtors Conference & Expo / UCI

A Realtors Conference & Expo, o maior evento do mundo de mediação imobiliária – realizou-se em São Francisco (EUA) de 8 a 11 de novembro de 2019 –, contou este ano com a presença, pela primeira vez, de uma delegação portuguesa. “Estabeleceram-se contatos que podem vir a gerar negócios no futuro”, diz ao idealista/news Pedro Pereira, diretor de marketing da UCI, que também integrou a comitiva nacional. Uma ideia, de resto, partilhada por quem assistiu in loco ao evento.

NAR
NAR

Segundo o responsável, o facto de ter havido pela primeira uma delegação nacional não passou ao lado dos restantes participantes. “Houve momentos específicos para a partilha de contatos com os membros da National Association of Realtors (NAR) da delegação de Portugal, mas sempre que estes se cruzavam com alguém que queria saber algo mais sobre Portugal ou tinha algo para partilhar, estabeleceram-se contatos que podem vir a gerar negócios no futuro”. 

A nível internacional, conta Pedro Pereira, os representantes de empresas portuguesas estabeleceram contatos com Reino Unido, França, Itália, Dubai, Espanha, Brasil e El Salvador, entre outros, mas também com associações da NAR dos estados de Nova Iorque, Flórida, Califórnia e Texas, por exemplo. 

UCI
UCI

“Diria que o momento alto destes dias foi a atribuição do PIN Realtor aos membros da NAR em Portugal, feito pela mão da presidente da NAR de 2018, Elisabeth Mendenhall, que assim pode testemunhar os primeiros resultados do trabalho que ajudou a desenvolver, ao mesmo tempo que pediu aos membros para utilizarem orgulhosamente a marca REALTOR todos os dias, explicando aos clientes a diferença que isso representa”, acrescenta.

"A participação neste tipo de congresso, pela dimensão e multi-culturalidade, contribui para uma expansão de horizontes e é um ‘trigger’ para o desenvolvimento pessoal e do negócio de cada um"

E que aprendizagem retiraram os mediadores portugueses presentes no evento desta experiência? “A delegação contou com uma área NAR Global na EXPO onde pôde estabelecer contatos com todos os que lá se dirigiram. Num ambiente internacional foram muitos os contatos feitos nos corredores do Centro de Congressos”, explica o diretor de marketing da UCI.

UCI
UCI

Em termos de conteúdo profissional, houve oportunidade, segundo o responsável, de "escolherem sessões de ampla abrangência, com temas desde formação de equipas, representação do comprador, motivação de vendedores, vídeo, redes sociais, gestão de tempo, rentabilidade do negócio, leilões, recrutamento e mercados globais, para indicar apenas alguns."

Além disso, as sessões gerais com a presença de celebridades como “Magic” Johnson e Billie Jean King, "pela riqueza das histórias pessoais de cada um deles, foram momentos de motivação e horas especiais que não se esquecem. A participação neste tipo de congresso, pela dimensão e multi-culturalidade, contribui para uma expansão de horizontes e é um ‘trigger’ para o desenvolvimento pessoal e do negócio de cada um”, destaca.

As grandes tendências para a mediação são...

De acordo com Pedro Pereira, as grandes preocupações nos EUA relativas à mediação imobiliária, e que são também partilhados pela grande maioria das delegações internacionais presentes no evento, “prendem-se com a acessibilidade da habitação, o impacto dos modelos disruptivos de mediação e a relação com o cliente”.

“A tecnologia mantém-se no topo da discussão, nomeadamente com a AI e a IoT como grandes tendências para 2020. O blockchain começa a ter utilização prática nesta indústria, tendo sido apresentados alguns exemplos"

“A tecnologia mantém-se no topo da discussão, nomeadamente com a AI e a IoT como grandes tendências para 2020. O blockchain começa a ter utilização prática nesta indústria, tendo sido apresentados alguns exemplos. A temática da sustentabilidade da habitação ganha maior visibilidade, reforçada pela novíssima certificação Green da NAR, em linha com um artigo publicado esta semana por Bill Gates que reconhece a importância de inovar nos novos materiais de construção com menores emissões de CO2”, conclui o responsável.

Testemunhos nacionais de quem assistiu ao evento 

Contamos-te agora, na primeira pessoa, que balanço fazem do eventoos seis representantes de empresas de Portugal que marcaram presença em São Francisco:

  • Inês Campanico, head of idealista/data Portugal

“A Realtors Conference & Expo foi uma experiência muito enriquecedora, em termos de partilha de conhecimento e networking. É uma conferência muito bem organizada, com a participação de delegados de vários países, o que nos permite ter acesso a realidades diferentes e a tendências do setor imobiliário, seja a nível tecnológico como a nível operacional. Sem dúvida, é um evento que faz todo o sentido que empresas do ramo imobiliário de Portugal apostem para a internacionalização das marcas e para se darem a conhecer no panorama internacional.”;

  • Diamantino Marreiros, diretor executivo da imobiliária Rustiévora

“A Conferência da NAR foi enorme, pelos contatos internacionais de colegas, pelas palestras motivacionais, pela inovação das ferramentas oferecidas, bem como pela disponibilidade de todos para parceiras e partilha de informação. Existiu um networking permanente todos os dias. Para a Rustiévora é importante o networking com colegas que trabalhem com investidores de outros países, para que possamos ter mais parcerias para os imóveis que mais trabalhamos, como quintas e herdades e imóveis para investidores que queiram obter um rendimento específico. O balanço é bastante positivo”; 

  • Luis Filipe Janeira, CEO Grupo C21 Principal

“A Conferencia da NAR claramente vai para lá do networking. Existe uma real preocupação na procura de conhecimento e boas práticas. É uma experiência enriquecedora para quem tem preocupações de serviço, de procedimentos e leva a sério um código de ética. É gratificante e inspirador estar rodeado pelos melhores dos melhores, de todas as marcas e de todos os países. Para quem se considera um profissional, incrementa valor se coloca em causa e acredita em regras. É realmente um evento a ter em conta”;

UCI
UCI
  • Luis Mario Nunes, diretor geral ComprarCasa Portugal

“Foi um momento marcante para o meu desenvolvimento profissional e até pessoal. Aperceber-me do à vontade e da predisposição de todos para a partilha de experiências foi extremamente salutar e revitalizante. Não tenho dúvidas das imensas oportunidades que se iniciaram naqueles três dias de evento. Agora, compete-nos saber alavancar o que semeámos e ter a dinâmica para colher os frutos”;

  • Teresa Fernandes, consultora imobiliária EuroPredial ComprarCasa

“A 2019 Realtors Conference & Expo é um evento global, único e vibrante que potencia o networking ao mais alto nível e a partilha das tendências ‘cutting-edge’ do mercado, entre os profissionais de topo do ramo imobiliário”;

  • Joaquim Duarte, gerente da mediadora IMOMIRITA

“Só estando presente na conferência da NAR se tem a noção da sua grandeza, espelhada também na dimensão da EXPO de parceiros e fornecedores, bem como da importância que é ser REALTOR nos EUA e no mundo inteiro. Conheci colegas de dezenas de países e impressionei-me com a natural disponibilidade de todos para fazer networking”.