Esta casa recuperou um antigo pátio lá fora, antes coberto, para criar um belo terraço com jardim. Uma boa ideia para o pós-pandemia.
Comentários: 0
Fachada da casa
Buenos Aires, Argentina Javier Agustín Rojas/Kohan Ratto

A arquitetura da capital argentina, Buenos Aires, caracteriza-se por uma grande densidade e baixa altura das casas. Esta moradia, de apenas 30 metros quadrados (m2), no bairro de Palermo, foi restaurada e ganhou muito espaço sem perder um pátio lá fora. Tem mais luz e maior ventilação natural e até um pequeno jardim.  

Originalmente, a casa media apenas 30 m2, mas após sucessivas reformas dos proprietários anteriores, o pequeno pátio foi coberto para acrescentar mais superfície útil, mas isso significava a perda de luz natural e ventilação dos espaços. No atual trabalho de renovação, o traço original foi devolvido à casa de quatro andares, incluindo um jardim.

No primeiro andar, onde estão a sala e a cozinha, a barreira entre o interior e o exterior foi quebrada. A fachada envidraçada abre-se para desfocar a linha entre o pátio e a casa e, para isso, parte do estúdio no segundo andar foi removido. No terceiro andar o quarto, com vista para o tecido urbano e, finalmente, o terraço-jardim.

A transformação conseguiu dar uma sensação contemporânea à casa, com as superfícies brancas complementadas pelos acabamentos em aço que, juntamente com a nova vegetação do pátio, resultam num pequeno oásis urbano.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta