O contexto provocado pela pandemia está a incentivar muitas pessoas a fazer alterações de fundo nas cozinhas. Eis algumas sugestões.
Comentários: 0
Como ter uma cozinha de sonho e adaptada ao “novo normal” no pós-Covid-19
Transformad

Artigo escrito pela Asociación de Mobiliario de Cocina (AMC)

Desde que ficámos confinados, por causa da pandemia da Covid-19, que o nosso estilo de vida mudou completamente. Mudaram muitas necessidades e, claro, prioridades. E um dos locais que foi o centro das atenções nos últimos meses foi a cozinha: passamos mais tempo nelas, tornando-se no coração da casa que testemunhou muitos momentos das nossas vidas.

O contexto deixou algumas deficiências e necessidades desses espaços a descoberto que até agora passavam despercebidos, e está a incentivar muitas pessoas a remodelá-los, alterando o design, os móveis e a distribuição de objetos.

A Asociación de Mobiliario de Cocina (AMC) elaborou uma lista de oito mudanças que podem ajudar-te a solucionar as deficiências detetadas na tua cozinha nos últimos dois meses e adaptá-la às novas necessidades.

1. Um supermercado na cozinha

A arrumação é fundamental
Ordenar e organizar DB Group

Ter espaço de armazenamento suficiente foi um aspeto essencial durante a quarentena. A recomendação oficial é sair o mínimo possível e fazer grandes compras uma vez por semana. Por esse motivo, uma das mudanças mais imediatas que muitos consideraram é substituir o frigorífico por um maior.

Acrescentar uma despensa, armários e gavetas em espaços anteriormente não utilizados também é uma opção muito recorrente para expandir a capacidade de armazenamento. Com essas mudanças, terás sempre tudo o que precisas na cozinha.

2. Aproveitar todos os cantos
Como ter uma cozinha de sonho e adaptada ao “novo normal” no pós-Covid-19
Transformad

Uma cozinha pequena não é um problema quando, por lazer ou trabalho, passas pouco tempo em casa e comes fora, etc. No entanto, com o confinamento, muitos sentiram falta de espaço para cozinhar. As mesas dobráveis são uma boa opção, por exemplo, uma vez que garantem uma superfície extra para almoçar na companhia da família.

3. Solta o chefe que há em ti

Como ter uma cozinha de sonho e adaptada ao “novo normal” no pós-Covid-19
Miele

Muitas pessoas mudaram os seus hábitos e passaram mais tempo a cozinhar do que antes. E acreditam que a partir de agora vão dedicar mais tempo à preparação das refeições do que antes. E se a nova tendência é cozinhar pratos saudáveis ​​e mais elaborados em casa, a AMC sugere que alteres alguns elementos para ganhar mais eficiência e versatilidade nas receitas, além de inovar.

Em primeiro lugar, a placa da cozinha é um instrumento essencial, portanto, substituí-la por uma mais moderna já será uma mudança radical na hora de cozinhar. Hoje em dia existem variedades infinitas, que incluem funções diferentes que se adaptam às suas necessidades específicas, por exemplo, as placas de indução são caracterizadas pela sua eficiência, velocidade e facilidade de limpeza; as placas de gás destacam-se pela sua potência; e as placas de vitrocerâmica permitem utilizar qualquer recipiente para aquecer e cozinhar.

Outras mudanças importantes podem ser a aquisição de novos aparelhos.

4. Criar um espaço multifuncional

Como ter uma cozinha de sonho e adaptada ao “novo normal” no pós-Covid-19
Vijupa

A cozinha não é apenas para cozinhar, foi convertida em escritório, escola, sala de jantar ou sala de eventos por videochamada. Essa importância que adquiriu durante a quarentena gerou o desejo de redecorá-la, tornando-a mais atraente, agradável e acolhedora.

Para isso, a AMC sugere acrescentar elementos artísticos e decorativos, como relógios, figuras, vasos ou plantas. Outra dica é apostar num candeeiro que distribua a luz adequadamente. Trata-se de criar um espaço prático e agradável no qual, além de preparar iguarias, possas trabalhar, estudar ou relaxar.

5. Para os fãs da ordem

Para ter tudo organizado
Separadores Muebles OB
Se durante o confinamento a desarrumação na cozinha foi um problema, precisas de repensar a configuração das gavetas e armários. Pensa se tens espaço suficiente para armazenar todos os utensílios de cozinha e como poderias aprimorá-lo com gavetas largas e profundas, adicionando prateleiras nos armários. Além disso, recomendamos o uso de organizadores e divisórias para colocar no interior de cada móvel.

6. Ajuda a cuidar do meio ambiente

Para cuidar do ambiente
Torneiras que permitem poupar Franke

Se vamos cozinhar e comer mais em casa, não há desculpa para não cuidar do meio ambiente. Da AMC, propomos a todos aqueles que desejam mudar completamente os móveis de cozinha que entrem no mundo dos móveis sustentáveis. E há cozinhas que respeitam o meio ambiente, feitas com materiais sustentáveis, como madeira tratada com elementos naturais.

Para quem quer começar com passos pequenos, e aumentar a responsabilidade com o meio ambiente em casa, recomendamos pequenas mudanças, como a instalação de torneiras que otimizem a utilização de água.

7. Acabar com a sensação de confinamento
Para maximizar o espaço
Uma cozinha aberta Pino

Se o confinamento te deixou com vontade de derrubar as paredes de casa, não hesites, abre a cozinha para a sala de estar. Vais ganhar espaço e a sensação visual de amplitude.

Se não quiseres chegar tão longe, existem outras maneiras de fazer a tua cozinha parecer mais espaçosa, como optar por móveis monocromáticos em tons claros.

8.  O que os eletrodomésticos podem fazer por ti

Reduz os ruídos e o consumo
Máquinas silenciosas Whirlpool

Agora que usamos mais os nossos aparelhos, colocamos mais importância nos detalhes que anteriormente ignorávamos, como o barulho deles. A aquisição de uma nova máquina de lavar loiça ou roupa poderá ajudar-te a teres o silêncio necessário para trabalhar, estudar ou dormir em paz.

 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade