Autarquia deverá investir cerca de 4,3 milhões de euros no programa até 2022, para um total de mil contratos de arrendamento.
Comentários: 0
Programa Porto com Sentido quer converter 250 casas de AL em rendas acessíveis até final do ano
Photo by Simon Couball on Unsplash

O programa Porto com Sentido faz parte da política municipal de habitação acessível da Câmara do Porto, e prevê a inclusão no mercado de arrendamento de imóveis que estão atualmente destinados ao Alojamento Local (AL) - na prática, a autarquia irá arrendar casas a privados para depois subarrendá-las. Até agora, a Câmara recebeu 70 contactos de proprietários e foram formalizadas nove candidaturas, sendo que o objetivo é chegar aos 250 apartamentos até ao final do ano.

O projeto, que quer aumentar a bolsa pública de habitação na Invicta, pretende que, "a cada dez candidaturas ou mensalmente, se vai fazendo a seleção das habitações que serão imediatamente colocadas em concurso para subarrendamento a rendas acessíveis”, tal como explica fonte do gabinete de comunicação do município, ao Público.

O investimento municipal estimado para o programa é superior a 4,3 milhões de euros até 2022, para um total de mil contratos de arrendamento – serão celebrados por um prazo de pelo menos dois anos, sendo prorrogáveis, uma única vez, por prazo máximo de cinco anos, tal como noticiou o idealista/news. A autarquia irá ainda fixar uma renda “travão” que “irá ficar significativamente abaixo dos valores conhecidos de oferta no mercado de arrendamento para o conjunto das freguesias de Porto, do próprio valor efetivamente contratado para esse mesmo universo, mas também da mediana dos indicadores do Instituto Nacional de Estatística (INE)”.

O objetivo, tal como se pode ler num comunicado divulgado no site Porto.pt, produzido pelo gabinete de comunicação e promoção da autarquia, é “fixar a população residente e atrair alguns dos muitos cidadãos que, nos últimos anos, não encontraram opções de habitação no atual mercado de arrendamento na cidade”.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta