Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

As principais tendências de elevadores para casa

Tudo o que é preciso saber antes de se instalar um equipamento deste tipo num edifício residêncial.

Liftech
Liftech
Autor: Redação

A instalação de um elevador doméstico é uma das várias decisões que se pode tomar no decorrer da construção de uma casa. Os elevadores são uma ótima opção para conciliar o conforto à mobilidade, destacando-se ainda por valorizarem comercialmente um imóvel. 

E se estás a ponderar investir num destes equipamentos, nada melhor que conhecer algumas das principais tendências neste segmento. As possibilidades de acabamentos e detalhes são muito vastas, mas – à semelhança de tantos outros pormenores numa casa – podemos considerar algumas tendências atuais. Contamos-te tudo sobre este assunto neste artigo, elaborado para o idealista/news em colaboração com a Liftech.

1 - Portas de batente em vez de portas automáticas

Na base desta escolha está a questão económica, visto que as portas de batente possuem um preço mais convidativo que as portas automáticas. No entanto, não é a única razão. As portas automáticas necessitam de um maior espaço na caixa de alvenaria, o que pode ser um impedimento em alguns espaços.

2 - A escolha por portas automáticas

A instalação deste tipo de solução num elevador doméstico torna o funcionamento do equipamento mais autónomo. Devido à existência de porta automática na cabine, o utilizador do equipamento quando se encontra dentro da cabine carrega no botão e este, de forma automática, transporta a pessoa para o piso pretendido. Caso se tratasse de portas de batente, uma vez que apenas tem portas de patamar, obrigaria a que o utilizador pressionasse o botão constantemente do piso pretendido, até chegar ao destino. 

3 - Acabamento em primário 

Esta tendência natural nos elevadores para casa permite ao cliente o revestimento de acordo com o interior da moradia ou do edifício onde for instalado o elevador. Esta “liberdade” é outra das tendências nesta área. No entanto, está a ter uma adesão crescente a pintura em fábrica já com o RAL escolhido. 

4 - Painéis da cabine 

Como o 'skinplate' é um material que pode ser personalizado em diversas cores e padrões é a opção mais natural para a grande maioria das pessoas. Deste modo, alia-se a qualidade da matéria prima à diversidade de opções possíveis. 

Outra tendência é a opção de cabine panorâmica, que torna o interior do equipamento muito mais luminoso e agradável. É a solução que mais agrada às pessoas com receio de espaços fechados.

Liftech
Liftech

5 - Personalização do pavimento

A costumização de cada detalhe do elevador, para o tornar único, é uma tendência crescente, muito alicerçada às preocupações estéticas do arquiteto ou gostos pessoais do dono do espaço no qual será instalado o elevador. A colocação do mesmo pavimento do resto da habitação tem sido cada vez mais a opção escolhida, em detrimento de outras opções. O chão em borracha também ainda é uma opção muito vista neste tipo de equipamentos.