Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Esta mini casa pré-fabricada quebra todos os clichês: design e conforto em apenas 23 m2

Este modelo da Wheelhaus é perfeito para uma pequena residência, uma casa de hóspedes, um escritório no quintal ou uma combinação dos três.

Wheelhaus
Wheelhaus
Autor: Vicent Selva (colaborador do idealista news)

Em 2006, Jamie Mackay fundou a empresa Wheelhaus para projetar e construir pequenas casas pré-fabricadas. Paradoxalmente, o mote com que foi apresentado foi "viver à grande com menos", ou seja, com menos materiais de construção, menos metros quadrados, menos desperdício, mas sem abrir mão do conforto e do design. Combinando o rústico e o moderno, os designs da Wheelhaus combinam a durabilidade e a habilidade de uma cabana de madeira com um foco moderno na eficiência energética, design inovador, gestão de espaço e materiais de construção de primeira linha.

Quinze anos depois, a Wheelhaus tem novos modelos, desde a Flex-Haus de apenas 23 m2, até à Hitch-Haus, de quase 140. Recentemente, a empresa lançou mais uma “casinha”, de pequenas dimensões: a Road-Haus. Com isso, empresa decidiu desafiar os clichês de espaços apertados com tetos altos e janelas de grandes dimensões.

“Com 23 m2, este modelo também é perfeito para uma pequena residência, uma casa de hóspedes, um escritório no quintal ou uma combinação dos três. Este modelo pode ser facilmente transportado para um local e movido novamente se for necessário. A plataforma externa aumenta o layout geral da vida interior/exterior ao mesmo tempo em que é protegida do sol e das intempéries ”, descreve a empresa no seu site.

A Road-Haus foi projetada para conciliar a vida interior e exterior com um piso de madeira que se estende até um terraço coberto protegido do sol e das intempéries. A entrada é feita por uma grande porta de vidro que inunda o interior com luz natural. A partir daqui, entra-se diretamente na sala de estar, que é grande o suficiente para um sofá, uma televisão na parede e até uma lareira. A cozinha é contígua à área de estar e fica completa com vários armários, bancada, pia, fogão e um pequeno frigorífico.

A Road-Haus apresenta detalhes cuidadosamente elaborados, como os puxadores de couro da cozinha. Panelas, frigideiras, talheres e prateleiras estão pendurados numa parede de madeira na cozinha, oferecendo uma maneira inteligente de utilizar o espaço que de outra forma seria desperdiçado.

A casa de banho maximiza o espaço e a eficiência com um duche de vidro de estilo europeu, azulejos e acessórios de última geração. O quarto acomoda uma cama queen size, oferecendo aos residentes uma boa noite de sono.

Tal como acontece com o resto dos modelos Wheelhaus, a sustentabilidade desempenha um papel primordial. As casas têm certificação LEED e usam janelas bem posicionadas e luz natural para aumentar o aquecimento proveniente de recursos naturais e diminuir a necessidade de eletricidade.