Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Uma minicasa moderna e ecológica construída com apenas três contentores

Apesar das suas pequenas dimensões, apenas 50 metros quadrados (m2), design e conforto não faltam.

Riparide/Modhouse
Riparide/Modhouse
Autor: Vicent Selva (colaborador do idealista news)

Foi uma viagem de 2015 para Londres e Cornwall que fez Amy Plank e Richard Vaughan, designers da empresa de casas modulares Modhouse (com sede na Austrália), refletirem sobre a ideia de casa. O jovem casal queria um espaço que lhes permitisse ter controlo sobre as suas próprias decisões de vida. Mas, ao mesmo tempo, queriam evitar “carregar” uma casa grande e muitas dívidas, e decidiram projetar e construir uma pequena casa de contentores que lhes permitisse viver a vida de acordo com essas convicções.

“As conversões de contentores já existem há algum tempo, mas na Modhouse sentimos que avançámos para o próximo nível. Com características sustentáveis, acabamentos esteticamente agradáveis ​​e layouts bem pensados, pudemos projetar e construir uma pequena casa que se adapta a todas as necessidades”, afirmam no site da empresa.

Com esses objetivos, Amy e Richard decidiram projetar uma casa compacta, sustentável e lucrativa numa propriedade em South Gippsland, Victoria. E o resultado é óbvio. Apesar das suas pequenas dimensões, apenas 50 metros quadrados (m2), design e conforto não faltam. E, como se não bastasse, o ambiente em que esta pequena casa foi construída é absolutamente invejável.

A casa foi construída a partir de três contentores de quase 18 m2 cada. Os três espaços, embora independentes, estão ligados por dois espaços que funcionam como corredores, nos quais se encontram a zona de lavandaria e um espaço adicional de arrumação. O revestimento, com tinta Colorbond, cobre o exterior, enquanto a cinza prateada envolve as janelas e portas.

O revestimento adicional acrescenta eficiência térmica à casa com uma excelente classificação energética. Um sistema de captação de água da chuva permite ao casal coletar água em grandes tanques fixados na parte detrás da casa, enquanto os painéis solares no telhado alimentam a rede principal.

Do lado de fora, é quase difícil imaginar que a casa foi construída com contentores de transporte. O padrão escalonado criou uma aparência arquitetónica atraente na casa e o revestimento externo esconde quase todas as evidências de que se trata de contentores.