Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Uma minicasa sobre rodas perfeita para viajar: funcional, prática e bonita

"Traveler" é um modelo produzido pela empresa Escape.

inner.grace
inner.grace
Autor: Vicent Selva (colaborador do idealista news)

Embora a maioria de nós sempre tenha pensado que o melhor é o conforto proporcionado por uma casa grande, com jardim, piscina e tudo mais, a verdade é que existem outros tipos de casas, às vezes bem peculiares, adaptadas a modos diferentes da vida. Algo que, claro, é positivo - como o mundo seria aborrecido se não houvesse variedade.

"Traveler" é uma minicasa com rodas perfeita para quem procura uma vida boémia e itinerante. Com esta casinha, a Escape, a empresa que as projeta e fabrica, tem trabalhado no seu objetivo: tornar um pequeno espaço o mais funcional e prático possível, sem sacrificar, é claro, a estética.

Este modelo foi a opção escolhida por Grace e Ryan. Este jovem casal desfruta de uma casa com pouco mais de 8 metros de comprimento que atinge um espaço interior de quase 30 m2. O processo de adaptação para viver num espaço pequeno não foi difícil. “Decidimos ser pequenos porque realmente se adequa ao nosso estilo de vida e aos nossos valores. De morar num pequeno apartamento em Nova Iorque e viajar, estávamos muito acostumados a morar em espaços pequenos e tínhamos adotado uma mentalidade minimalista em relação aos nossos bens”, diz Grace, que também trabalha como “coach”, em entrevista sobre esta nova forma de viver.

Quando a compraram, estava quase pronta, o que tornou todo o processo muito mais fácil até que estivesse totalmente habitável. “Compramos a nossa casa 95% já construída. Desde o momento em que compramos a nossa casa, até ao momento em que nos foi entregue, demorámos apenas cerca de 4 meses para podermos viver nela”.

A primeira coisa que se destaca é o seu exterior, embora não seja excessivamente marcante, oferece um aspeto sóbrio. Por este motivo, surge como uma casa muito acolhedora, algo que sai reforça graças ao revestimento em cedro escurecido que se utiliza em todo o exterior. O telhado é simples e plano, o que em combinação com a geometria simples da casa confere-lhe um aspeto inspirado num barracão. Um aspeto rural de acordo com o que os seus proprietários procuravam, pelo amor pelo campismo e pela diversão e pela natureza.

Esta pequena casa tem uma porta de vidro com uma pequena janela quadrada logo acima dela. Existem muitas outras janelas de diferentes formas e tamanhos colocadas em diferentes alturas em todos os lados. Isso dá à casa uma aparência divertida e aleatória por fora, mas tudo faz sentido por dentro, que é perfeitamente planeado.

O espaço interior está organizado em dois níveis ligados por uma escada de madeira. Neste piso principal existe uma área de cozinha com vários recursos e eletrodomésticos como um fogão a propano de três bocas, um frigorífico, uma pia grande, armários para arrumação, prateleiras superiores ótimas para organizar vários utensílios e acessórios.

A escada é a primeira coisa que se vê ao entrar na casa. A sua função é muito importante não só porque dá acesso à área superior, mas também porque funciona como módulo de armazenamento. Possui plantas suspensas que caem em cascata e ajudam muito a deixar este lugarzinho aconchegante. Na verdade todo o espaço está cheio de plantas e isso é uma das coisas que torna esta casinha especial.