Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

As vantagens de ter uma casa com jardim no verão

A pandemia provocou um aumento na procura de casas fora da cidade e com jardim (ou piscina). E a verdade é que este espaço tem inúmeras vantagens.

Vantagens de ter uma casa com jardim no verão
Imagem meramente ilustrativa / Gtres
Autor: Redação

Por ocasião do confinamento no ano passado (e já este ano), por causa da pandemia, as pessoas perceberam todas as vantagens de viver numa casa onde há um jardim para apanhar sol e fazer outras atividades. Na verdade, a Covid-19 provocou um aumento na procura de casas fora da cidade e com jardim (ou piscina).

Com a chegada de bom tempo e altas temperaturas, praticamente ninguém gosta de ficar em casa, o que dá vontade de aproveitar o ar livre. Ter uma casa com jardim evita ter que sair do conforto de casa para passear, apanhar sol ou dar um mergulho. As vantagens são múltiplas, e entre elas podemos destacar as seguintes:

Diminui a temperatura do ambiente

O controlo da temperatura interior das casas é um dos motivos que suscita maior preocupação em muitas residências. Ter uma casa muito fria ou muito quente é desconfortável.

No entanto, no caso de uma casa com jardim é possível desfrutar do vento e do ar puro. A sombra das árvores e o frio do solo tornarão a casa mais fresca. Assim, poderás combater melhor as altas temperaturas.

Casa com piscina
Photo by Dim Hou on Unsplash

Espaço para ter uma piscina

Sem dúvida que um dos principais motivos para apostar numa casa com jardim nos meses mais quentes do ano é a possibilidade de ter um espaço para colocar uma piscina. No mercado é possível encontrar uma grande variedade de modelos, com diferentes características, para se adaptarem às dimensões de cada terreno e às preferências de cada família.

Elegância e frescura no exterior da casa

Ter uma casa com jardim para enfrentar o verão é uma grande vantagem, tendo como outro dos seus benefícios o facto de este espaço oferecer à casa uma dose extra de frescura e sofisticação. Uma das suas vantagens é que as plantas são intemporais, pelo que nunca saem de moda e podes mantê-las nas melhores condições durante anos. Ao mesmo tempo, transmitem uma boa imagem.

Ajuda à atividade física

Atualmente existem muitas pessoas que levam um estilo de vida muito sedentário, o que não é benéfico para o corpo. Ter uma casa com jardim, mesmo que pequena, permite que te mantenhas física e mentalmente ativo.

O simples facto de cuidar das plantas por pelo menos 30 minutos por dia ajuda a reduzir o stress. Algumas das tarefas de cuidado do jardim são de grande ajuda para relaxar e fugir dos problemas do dia a dia, conseguindo-se assim um maior bem-estar.

Além disso, ter espaço na própria casa é um incentivo a poder realizar atividades sozinho ou na companhia de amigos e/ou familiares. Embora tudo isso seja parcialmente condicionado pelas dimensões, haverá sempre opções para aproveitar o espaço.

Conexão com a natureza

Ter uma horta em casa permite desvincular da rotina de trabalho. O contacto com a natureza é muitas vezes relegado para segundo plano, mas é de grande importância para a saúde.

Casa com jardim
Photo by Max Goncharov on Unsplash

Desfrutar em família

O espaço ideal para qualquer criança é um jardim. Nele podem brincar ao ar livre, com espaço suficiente para desenvolver a imaginação e sem o risco de partir alguma coisa no interior da casa. É um lugar perfeito, portanto, para que possam desfrutar do ar livre.

Além disso, o jardim é o cenário ideal para te divertires em reuniões de família ou amigos. Nele poderás preparar jantares com os entes queridos, tomar uam bebida nas noites de verão ou desfrutar de uma tarde de atividades ou mergulhos. As possibilidades de lazer que oferece são infinitas.

Zonas de sombra ou para apanhar sol

As casas precisam de lugares para relaxar e lidar com as altas temperaturas do verão. Durante esta época do ano o jardim oferecer tanto a possibilidade de te protegeres dos raios solares à sombra das árvores, como também aproveitar o espaço disponível para conseguir o melhor bronzeado e apanhar uns banhos de sol.

Mindfulness

Se quiseres aproveitar as férias de verão para libertar a mente e deixar para trás o stress vivido ao longo do ano, podes praticar o mindfulness.