
Depois do sucesso das casas por 1 euro, Sambuca di Sicilia vai mesmo avançar com a iniciativa de casas por 2 euros. Em causa estão 17 imóveis no centro histórico da vila italiana e o concurso estará aberto até ao próximo dia 5 de novembro de 2021.
Desta vez, os imóveis serão vendidos pelo preço simbólico de 2 euros. De acordo com as explicações do município, para participarem, os interessados devem enviar um envelope fechado para o gabinete da autarquia com a expressão “Contém oferta de compra de imóvel pertencente ao município”. Conforme explicado, e “sob pena de exclusão, deverá ser constituída uma caução de 5.000 euros para garantia da oferta”.
Regras do concurso
Estão previstas obrigações para os vencedores concurso habitacional de 2 euros no município de Sambuca di Sicilia. O licitante vencedor deverá depositar o valor oferecido até 30 dias a partir da comunicação. Uma vez feito o depósito, será estipulado o contrato de venda preliminar no qual serão especificados os encargos para o licitante vencedor.
Especificamente, o licitante vencedor é obrigado a apresentar a documentação técnica necessária para a reestruturação no prazo de 90 dias e para renovar a propriedade dentro de 36 meses após a adjudicação.
Caso o valor da licitação e a documentação técnica não sejam apresentados, ou caso as obras de reforma não sejam concluídas no prazo de 36 meses após a adjudicação, a adjudicação é revogada e a caução executada.
Uma vez concluídas as obras, será possível ao licitante vencedor estipular o respetivo contrato de venda. Não é necessário ter cidadania ou residência para adquirir os imóveis que fazem parte da iniciativa de casas por 2 euros para o município de Sambuca di Sicilia.
A vila que já atraiu famosos
De acordo com o que foi anteriormente explicado ao idealista/news pelo vice-presidente da Câmara, Giuseppe Cacioppo, para os municípios italianos, a iniciativa das casas por 1 euro é importante, não só do ponto de vista da reestruturação de edifícios, mas sobretudo pelos benefícios que toda a comunidade retira disso.
Recorde-se ainda que a iniciativa Sambuca di Sicilia despertou grande interesse no estrangeiro. Foi divulgado por muitos meios de comunicação internacionais e chamou a atenção de vários rostos conhecidos. Por exemplo, a atriz Lorraine Bracco, conhecida por ter participado na série de televisão "Os Sopranos", decidiu fazer um investimento na pequena vila do vale de Belice e transformou o seu interesse pela iniciativa numa minissérie televisiva que teve muitos seguidores nos EUA.
Para poder comentar deves entrar na tua conta