O município Romana também aderiu à iniciativa e já conta com várias manifestações de interesse.
Comentários: 0
Romana aderiu à iniciativa de Casas por um euro
Município de Romana
Flavio Di Stefano

A lista dos municípios italianos que decidem vender casas por 1 euro está a crescer e, em vários casos, há também casas perto do mar. Romana, na ilha italiana Sardenha, não é exceção. Esta pequena aldeia com cerca de 500 habitantes, a 40 km de Alghero e a 35 km de Sassari, também aderiu à iniciativa. Para saber tudo ao pormenor, o idealista/news entrevistou a presidente da câmara de Romana, Lucia Catte.

Romana, na província de Sassari, situa-se 267 metros acima do nível do mar na região de Meilogu. A localidade encontra-se num planalto formado por rochas vulcânicas e calcárias, e existem paisagens cársticas nos arredores, tais como a caverna Inghiltidolzu, no vale vizinho de Santu Giagu. O rio Temo corre pelo território municipal, desaguando num lago artificial perto de Monteleone. Além disso, não está longe dos centros de Alghero e Sassari e das estâncias balneares da zona.

Tal como em outros municípios italianos, neste "há várias casas vazias porque pertencem a pessoas que já não vivem na aldeia", explicou Lucia Catte. Estas casas, segundo a autarca, "precisam de trabalhos de manutenção e, em alguns casos, de uma renovação mais extensa".

Por um lado a administração gostaria de promover a segurança destas propriedades, mas, por outro, "um objetivo adicional é repovoar a aldeia", disse a autarca.

A solução da iniciativa 'Casas por 1 euro' seria capaz de satisfazer todas as partes, uma vez que, para garantir a renovação das propriedades abandonadas, o município teria de adiantar o capital para realizar a obra, valor esse que depois os proprietários teriam então de reembolsar. "No entanto, os proprietários estão relutantes em deixar que as casas sejam vendidas por 1 euro, apesar de também se queixarem dos impostos que têm de pagar sobre os apartamentos que não utilizam", acrescenta a presidente da câmara.

A iniciativa das casas por 1 euro em Romana foi lançada pelo município no início de junho e já chegaram várias manifestações de interesse. Ainda assim, a administração está atualmente concentrada em encontrar a chave para convencer os proprietários de casas abandonadas a vendê-las por um preço simbólico, tendo em vista dar uma nova vida à aldeia e impulsionar a sua economia.

A aldeia tem também uma ligação à Internet por fibra e um jardim de infância. O município de Romana é ainda rico em nascentes; além do rio Temo, existe a antiga nascente Abbarghente, que é utilizada desde os tempos antigos (épocas Nuragica, Romana e Púnica). Também foram encontradas várias estátuas em redor da aldeia, que, segundo os estudiosos, foram oferecidas por pessoas que sofriam de uma doença e curadas graças às propriedades benéficas destas águas.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade