Eficaz, barato, de fácil instalação e sem prejudicar as aves. Esta é a solução da moda contra os pombos em Espanha. Explicamos.
Comentários: 0
Pombos
Pixabay

Se o inventor dos CD os visse pendurados em varandas, de certeza que ficaria com os cabelos em pé. O Google diz que foi James Russell, um físico da General Electric, que desenvolveu este formato. Era um amante da música e isso o levou a criar o CD em 1970, embora só no final dessa década o seu projeto, patrocinado pela Philips e Sony, tenha adquirido importância.

Como é então possível que um formato criado para ouvir música tenha encontrado outro tipo de utilidade (não falemos da sua utilização como bases de copos), sendo agora usado para assustar pombos de varandas e janelas? Quem teve esta ideia formidável? E mais, esse sistema é realmente eficaz?

Na vizinha Espanha, ao caminhar-se pelas ruas, saltam a olhos vistos, pendurados em varandas e janelas, fazendo parte da mais recente paisagem urbana, quase ao mesmo nível do mítico gotelé e dos toldos verdes, tão característicos do país vizinho. Às vezes podem ser detetados simplesmente pela claridade gerada pelo reflexo do sol. E há varandas onde há só um CD, mas há outras das quais pende toda a discografia de José Luis Perales ...

Pombos nas casas
Photo by Bernal Fallas on Unsplash

Porque é importante manter os pombos longe das casas?

A verdade é que se tens uma varanda ou janela e um pombo acha que é o lugar perfeito para fazer ninho, começa a tremer ... Os pombos, também conhecidos como ratos com asas, costumam ser fonte de infeções, além de que os seus excrementos são corrosivos e podem afetar o exterior dos edifícios.

Portanto, não é surpreendente que os habitantes mais afetados por esses pássaros tentem todos os tipos de truques para assustá-los: imagens de corujas que os pombos confundem com as reais; repelentes químicos, em gel ou líquido... E claro, os CD: porque sim, parece que funcionam com pombos e pássaros em geral. O cerne da questão está no brilho que emitem: as suas duas faces refletem os flashes emissores de luz que ofuscam os pássaros, fazendo-os partir. Eficaz, barato, de fácil instalação e sem prejudicar as aves.

E não são usados ​​apenas nas cidades: nas zonas do interior também é possível ver CD em pomares e até espantalhos sintonizados com esse objeto. Qual usar? O ideal é mesmo dar uma segunda vida aos CD velhos se tem em casa e já não se gosta mais, os que estavam riscados, os publicitários e tudo bem, também o disco daquela cantora que odeias: afinal, estamos a falar de reciclagem, que é sempre uma grande coisa, mesmo que o cantor seja Julio Iglesias.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade