
No final do ano passado, o número de contadores inteligentes nas instalações de Baixa Tensão Normal (BTN) em Portugal Continental ascendia a 3.212.505, o que corresponde a 52% do total de instalações em BTN no país, segundo um relatório divulgado recentemente pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).
De acordo com o estudo, dos 3,212 milhões de contadores inteligentes nas instalações de BTN, apenas um terço (cerca de um milhão) beneficia plenamente do facto de estar ligado a uma rede mais digitalizada, com capacidade de tratamento de dados, que lhe garanta acesso a serviços avançados como leituras remotas detalhadas, alertas de consumo mensais, disponibilização gratuita de dados de consumo ou alteração remota da potência contratada.
“Mais de 52% dos clientes de BTN já tem instalado um contador inteligente, estando previsto que a quase generalidade dos clientes tenha um contador inteligente no final de 2024”, conclui a ERSE.
“(…) Um número significativo de instalações em BTN tem contador inteligente instalado e já tem acesso a alguns serviços inovadores, ainda que não estejam integradas nas redes inteligentes, correspondendo a 22% de clientes. Estes serviços incluem a leitura remota mensal do contador ou a atuação remota para alguns serviços concretos. As instalações BTN integradas em redes inteligentes totalizavam, no final de 2020, 16% do total (1 milhão
de clientes). Em resumo, cerca de 38% das instalações BTN já têm acesso a algum tipo de serviços remotos, incluindo leituras diárias ou mensais. (…) Os ORD BT [operadores das redes de distribuição de energia elétrica em baixa tensão (ORD BT)] estimam que, no final de 2022, 50% das instalações de BTN esteja integrada numa rede inteligente e que em 2024 esse número atinja os 76%”, lê-se no documento.
Évora lidera lista
É em Évora que a percentagem de clientes BTN com contador inteligente é maior: 76%. Na cauda da tabela encontra-se Viana do Castelo, com 35%.

De acordo com a ERSE, a instalação de contadores inteligentes nas instalações de BTN em Portugal continental no final de 2020) “está bem disseminada no território, com níveis de instalação entre os 40 e os 60% na generalidade dos distritos”. “Viana do Castelo, com 35%, e Évora, com 76%, são os casos mais extremos face ao perfil geral”, revela a entidade.
Em jeito de conclusão, a ERSE revela que “do total de instalações em BTN em Portugal continental, 52% já têm contador inteligente, 22% já estão em telegestão e 16% encontram-se integradas em redes inteligentes”.
Para poder comentar deves entrar na tua conta