Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Dicas de poupança em tempos de Covid-19: registar e comunicar as leituras dos contadores de água e luz

Conselhos da Deco importantes tendo em conta que muitos portugueses têm passado a maioria do tempo em casa.

Angel Videv on Unsplash
Angel Videv on Unsplash
Autor: Redação

Num tempo em que devemos ficar em casa, devido à pandemia do novo coronavírus, podemos realizar aquelas tarefas que deixamos, quase sempre, para “um dia destes”. As empresas fornecedoras de energia e água não estão a permitir a saída dos seus técnicos para efetuar a leitura dos contadores. Esta é, pois, uma boa oportunidade para começares a registar e comunicar as leituras dos contadores de eletricidade e água. Assim pagarás só o que consomes e evitas acertos futuros. Explicamos-te tudo sobre este tema com a ajuda da Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor.

Quando não há uma leitura presencial dos contadores é estimado um valor de consumo. Trata-se de um cálculo do consumo médio diário, baseado no histórico das leituras anteriores na tua habitação. Na falta desse histórico (por exemplo, o consumidor mudou de casa), o cálculo é feito com base no valor médio de outros consumidores com o mesmo perfil, em função da sua potência contratada.

Se quiseres, podes acordar o valor da estimativa de consumo para os meses em que não há leitura presencial. Esse valor deve ser comunicado pelo teu comercializador ao operador da rede.

O acerto da estimativa é feito com a leitura real e acontece quando o operador da rede de distribuição, o comercializador ou o consumidor verifica presencialmente o consumo registado no contador. Esta leitura é importante porque é a única forma de pagar o que consomes de facto. A leitura estimada, por basear-se numa média, pode implicar sobrefaturação.

Para evitar a sobrefaturação, consulta a última fatura e verifica qual a data indicada para dar a leitura ao teu comercializador. A indicação desta data é obrigatória e é uma forma simples de evitar surpresas.

Para fazer a leitura lembra-te que, independentemente do teu contador ser mais antigo ou mais evoluído, toda a informação necessária está no visor. Não te esqueças de tomar nota das leituras de todos os períodos horários apresentados no contador, para que na altura da comunicação tenhas toda a informação necessária. 

No site da Fatura Amiga podes encontrar estas e outras informações úteis e conhecer melhor a tua fatura da eletricidade, isto além de dicas de poupança para ajudar a reduzir o consumo de eletricidade.

Conta com o apoio da Deco através do número de telefone 21 371 02 00 e do email decolx@deco.pt. Podes também marcar atendimento via skype.