Qualquer pessoa singular ou mediadora imobiliária pode apresentar o imóvel para vender até dia 11 de fevereiro de 2022
Comentários: 0
Casas a preços acessíveis
Foto de Fox en Pexels

O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) lançou uma consulta ao mercado para a aquisição de prédios e frações na passada sexta-feira, dia 14 de janeiro de 2022. Esta é mais uma iniciativa integrada na sua estratégia para aumentar a oferta habitacional pública a custos acessíveis dirigida a famílias de rendimentos intermédios. A dotação para a aquisição de imóveis pelo IHRU, I.P., no âmbito da presente consulta é de 20 milhões de euros.

“Os imóveis a adquirir localizam-se em vários concelhos das áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto e da região do Algarve e devem cumprir os requisitos e condições estabelecidos no anúncio”, diz o IHRU em comunicado enviado às redações. Um deles diz respeito aos valores máximos por tipologia: um T1 deverá ter o valor máximo de 213.000 euros, um T2 o valor de 295.000 euros, um T3 de 373.000 euros, e um T4 de 430.000 euros.

E quem é que pode apresentar casas para vender ao IHRU? “Qualquer pessoa singular ou pessoa coletiva que seja proprietária dos imóveis objeto da proposta, bem como empresas de mediação imobiliária devidamente licenciadas”, explicam desde o instituto. Para o efeito é preciso reunir um conjunto de critérios e documentos como é o caso da planta do prédio, fotografias do interior e exterior do imóvel, caderneta predial e certificado de desempenho energético e da qualidade do ar, lê-se no anúncio que contem toda a informação sobre a consulta em causa.

Note-se que as propostas devem ser entregues por correio sob registo e com aviso de receção, sendo dirigidas à morada do IHRU em Lisboa. E devem fazê-lo até às 23:59 horas do dia 11 de fevereiro de 2022, revelam ainda.

Esta é mais uma iniciativa do IHRU, que visa o alargamento da oferta habitacional para arrendamento acessível. Deste modo, o instituto quer “garantir o acesso à habitação às famílias que não têm resposta por via do mercado, nomeadamente as populações com rendimentos intermédios”, dizem ainda.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta