Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Arrendamento acessível

Últimas notícias sobre "Arrendamento acessível" publicadas em idealista.pt/news

Rendas acessíveis: câmara do Porto quer aumentar oferta com o programa “Porto com Sentido”

Chama-se “Porto com Sentido” e é um programa destinado à classe média que tem como objetivo trazer ao mercado de arrendamento tradicional imóveis que se encontram no mercado de Alojamento Local (AL). Uma iniciativa da Câmara Municipal do Porto – o programa foi apresentado esta segunda-feira (23 de março de 2020) em reunião de Executivo Municipal – que pretende reforçar a oferta de habitação acessível na Invicta. 

Notícia sobre:

Renda Acessível em Lisboa arranca com 500 casas em Entrecampos

O Programa Renda Acessível da Câmara Municipal de Lisboa (CML) vai arrancar com 500 casas com preços controlados na zona de Entrecampos. As alterações ao loteamento localizado entre a Avenida das Forças Armadas e a Avenida Álvaro de Pais, foram aprovadas em reunião do executivo municipal, podendo assim avançar a construção do empreendimento “Praça de Entrecampos”.

Notícia sobre:

Renda Segura em Lisboa: câmara disposta a adiantar dinheiro aos proprietários para obras

Lisboa vai ter mais um programa de apoio à habitação, sobretudo para jovens e classe média. Chama-se Renda Segura e prevê que seja a autarquia da capital a arrendar casas a particulares para depois as subarrendar a preços acessíveis. O presidente da CML, Fernando Medina, admite estar disposto a adiantar rendas para que os proprietários possam realizar obras nas casas antes de serem colocadas no mercado.

Notícia sobre:

Falta de habitação acessível: "A culpa é do Estado, não dos proprietários”

O Governo tem assumido a oferta de casas a preços acessíveis como uma prioridade, movendo esforços nesse sentido, desde a anterior legislatura. Mas deu-se conta de que sozinho não vai poder chegar ao objetivo de garantir habitação acessível à generalidade dos portugueses, como pretende, e decidiu chamar os profissionais do setor imobiliário para ajudarem. Um passo nesse sentido foi dado hoje com a assinatura de parcerias entre o Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU), que gere o Programa de Arrendamento Acessível, e as plataformas (entre as quais o idealista) e agentes imobiliários.

Notícia sobre:

idealista adere a protocolos para promover Arrendamento Acessível

O setor imobiliário assinou hoje, dia 04 de fevereiro de 2020, um conjunto de protocolos com o Governo no âmbito das rendas acessíveis. O objetivo dos acordos firmados com plataformas, portais e agentes de mediação imobiliária é facilitar a divulgação e pesquisa de alojamento acessível, bem como sensibilizar os agentes do setor para a adesão ao Programa de Arrendamento Acessível (PAA). O idealista, o marketplace imobiliário líder no sul da Europa, é um dos subscritores.

Notícia sobre:

Rendas acessíveis em Lisboa: primeiro concurso da Câmara com 3170 candidaturas para 120 casas

O primeiro concurso de rendas acessíveis da Câmara Municipal de Lisboa (CML) terminou, na sexta-feira passada, com um total de 3170 candidaturas. Em causa está um total de 120 casas em diversos pontos da capital, com tipologias T0 a T4, que serão agora atribuídas por concurso durante o mês de fevereiro e cujos valores das renda varia entre 150 e os 800 euros mensais. Os candidatos não contemplados mantêm a inscrição no programa, sendo notificados da abertura de novas bolsas de renda acessível.

Notícia sobre:

Olhão abre candidaturas ao programa de apoio ao arrendamento habitacional

Estão abertas as inscrições para a 3ª fase do Programa de Apoio ao Arrendamento Habitacional do Município de Olhão. Esta subvenção é atribuída pelo período de um ano, e pode ser renovada por períodos iguais, até ao máximo de 3 anos. Os interessados devem fazer a sua candidatura até 28 de fevereiro.

Notícia sobre:

Rendas acessíveis: chega ao mercado o primeiro seguro pela mão da Tranquilidade

Proteger inquilinos e senhorios que adiram ao Programa de Arrendamento Acessível (PAA) - este é o objetivo do novo seguro que acaba de chegar ao mercado. O produto - que é um requisito obrigatório para os novos contratos formalizados ao abrigo das rendas acessíveis - é lançado hoje pela Tranquilidade e visto pela secretária de Estado da Habitação, Ana Pinho, como "uma peça crucial para dinamizar o PAA, porque vem contribuir para uma redução do risco", segundo disse a governante ao idealista/news.

Notícia sobre:

3.600 casas novas com rendas acessíveis em Almada: Câmara junta-se a IHRU para pedir financiamento

No Monte da Caparica vão ser construídas 3.600 casas com rendas a preços acessíveis, destinadas a alojar mais de 9.000 pessoas. A Câmara de Almada e o IHRU juntaram-se para pedir financiamento comunitário.

Notícia sobre:

Tribunal de Contas dá luz verde a operação do Programa de Renda Acessível em Lisboa: são 91 casas

O Tribunal de Contas (TdC) emitiu visto prévio a uma operação do Programa de Renda Acessível (PRA) da Câmara Municipal de Lisboa (CML). Uma decisão que surge após vários meses em que o programa esteve parado e depois de críticas ao tribunal feitas por Fernando Medina, presidente da autarquia. A CML acredita que agora possam ficar desbloqueadas outras operações que estavam em ‘stand by’. 

Notícia sobre: