Vivem cinco pessoas na Container House. Foi construída com oito contentores e está localizada nos arredores de Estocolmo.
Comentários: 0
Casas pré-fabricadas com contentores
Staffan Andersson

A utilização de contentores marítimos como matéria-prima para a criação de autênticas casas de luxo está a tornar-se cada vez mais difundida. Mas nem sempre foi assim, e às vezes foi, e é, considerado por muitos como uma ideia "maluca". Mas projetos como este mostram que com um trabalho bem feito, pode ser uma alternativa fantástica.

A origem desta casa remonta há alguns anos, especificamente em 2015, quando um casal abordou o arquiteto sueco Måns Tham com uma ideia inusitada. A proposta era construir uma casa pré-fabricada com contentores antigos, aproveitando o fascínio por carros americanos personalizados e uma estética industrial do tipo “faz tu mesmo”.

Casas pré-fabricadas
Staffan Andersson

Dito e feito, o estúdio Mans Tham Arkitektkontor começou a trabalhar para tornar realidade o que os clientes pediram. Após um longo e exaustivo processo de pesquisa em métodos de fabricação, engenharia e isolamento para adaptar esta unidade de construção, nasceu a Container House. Três anos após o início do projeto, “esta residência privada para uma família de cinco pessoas construída a partir de oito contentores” foi concluída, com os clientes a desempenharem um papel fundamental na construção do projeto, referem no site.

Esta casa pré-fabricada com contentores pode ser vista nos arredores da capital sueca, Estocolmo, num espaço rochoso inclinado junto a um lago. Um dos elementos mais marcantes é a entrada, já que a porta se conecta à rua através de uma ponte fina. Existem outros elementos que chamam a atenção, tanto no exterior como no interior. O resultado final é surpreendente: uma estrutura de cerca de 150 metros quadrados (m2) com três níveis, pintados de cinza para combinar com a rocha circundante.

Casas pré-fabricadas com contentores
Staffan Andersson

A geometria dos contentores domina a composição e dá um ritmo único às fachadas. As grandes aberturas trazem muita luz: a sala de estar e a sala de jantar em particular são inundadas de luz solar, enquanto o terraço permite desfrutar de dias ensolarados. No interior, há uma suavidade que contrasta com a aparência exterior, com janelas emolduradas e vistas amplas sobre a vegetação circundante e o contexto suburbano.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade