O "Estúdio Lapinha" foi feito usando unidades modulares de contentores especialmente projetadas para a indústria da construção.
Comentários: 0
Casas pré-fabricada com contentores
Henrique Queiroga/ Plano Livre

Na edição 2021 da Casacor Minas Gerais, uma das maiores e mais prestigiadas exposições de arquitetura das Américas, um modelo pré-fabricado conseguiu atrair a atenção de profissionais e visitantes. Esta é uma fantástica casa de hóspedes, com algumas características invulgares, desenhada pelo atelier de arquitetura Plano Livre, sob o nome o “Estúdio Lapinha”.

Na aparência, não é muito diferente de outras casas pré-fabricadas com contentores. A realidade, no entanto, é que, embora se assemelhe à construção de contentores, foi feita usando unidades modulares de contentores especialmente projetadas para a indústria da construção. Além disso, outra das suas características é que é uma estrutura inovadora onde prevalecem as cores vivas, e que se baseia num novo conceito baseado numa abordagem que visa criar com facilidade pequenas casas flexíveis e de baixo custo.

Ao final do período de exposição, a estrutura foi desmontada e remontada em Lapinha da Serra, município mineiro conhecido pelas suas cascatas e pela beleza do seu entorno natural.

O “Estúdio Lapinha” é composto por dois contentores. A primeira das estruturas é verde e abriga a cama de casal e os armários de compensado. A segunda tem um tom de laranja terroso na cozinha e azul no centro da casa de banho. As divisórias separam o chuveiro do lavatório e sanita, o que otimiza o uso da área. A cabine de duche é um espaço híbrido, graças a uma porta de vidro que esbate as fronteiras entre o interior e o exterior.

Casas pré-fabricadas com contentores
Henrique Queiroga/ Plano Livre

O interior é decorado com uma paleta brilhante de verde, azul e terracota para evocar os tons da paisagem circundante. O exterior foi pintado de verde para permitir que a forma desapareça no local arborizado, criando menos impacto visual.

O uso da cor também ajuda a definir diferentes zonas nesta pequena casa pré-fabricada: verde para viver e dormir, laranja para a cozinha e azul para a casa de banho. “Mais do que um espaço físico, apresentamos uma ideia, um protótipo a ser ampliado, replicado e implantado em outros contextos”, referem o estúdio de arquitetura.

Estúdio Lapinha
Henrique Queiroga/ Plano Livre

A Lafaete Locações fabrica estas estruturas modulares de contentores especificamente para uso na construção civil. Os contentores são projetados para fácil montagem e desmontagem e são feitos de materiais duráveis ​​e de alta qualidade, com revestimento de poliestireno expandido nos painéis de parede e uma estrutura de telhado que permite a drenagem da água.

Este é mais um exemplo de uma tendência ascendente, em que designers e arquitetos se inspiram em elementos que, em princípio, são estranhos ao setor da construção. No entanto, aos poucos, vão se materializando novos projetos que, como este, são surpreendentes e inovadores, qualidades que não substituem, mas complementam, outras como conforto e sustentabilidade.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta