Uma cozinha com ilha pode ser muito prática e confortável. Permite fazer outras atividades enquanto se preparam refeições.
Comentários: 0
cozinha com ilha
Canva

Preparar refeições numa cozinha com ilha é uma experiência diferente, uma rotina diária que se desdobra em requinte, elegância, mas acima de tudo em conforto e praticidade. De facto, uma cozinha com ilha é prática, mas também muito confortável, uma vez que permite cozinhar longe da luz fraca de uma parede e, ao mesmo tempo, realizar outras atividades, como ver televisão ou prestar atenção às crianças.

Mas que tamanho deve ter uma cozinha com ilha? E pode ser integrada numa divisão mais pequena? E qual é o estilo tendência do momento? Respondemos a estas e outras questões neste artigo dedicado à decoração de cozinhas.

Qual deve ser o tamanho de uma cozinha com ilha?

As dimensões da cozinha com ilha dependem - entre outros - de como se pretende utilizá-la: quem pretende instalar todos os grandes eletrodomésticos na ilha e utilizá-la como centro nevrálgico para a preparação de refeições necessitará de uma estrutura com dimensão mínima de 150x200 cm, ao qual será acrescentado 100/120 cm de espaço livre para a passagem, movimentação e abertura de portas e gavetas. Em vez disso, as bases e as unidades de parede podem ser dispostas em uma ou mais paredes, de acordo com o espaço disponível.

Cozinha pequena com ilha? É possível

Tornviken é o móvel da Ikea que permite desenhar uma pequena cozinha com ilha e, pelo menos em parte, realizar o sonho de decoração de muitas pessoas: mede 72x52x90 cm, por isso só pode ser usado como bancada; está disponível nas combinações de cores branco e madeira ou cinza e madeira; pode ser combinado com um dos muitos modelos de cozinha à venda, representando um excelente compromisso entre estética e funcionalidade.

cozinha com ilha pequena
IKEA

Branca e moderna: a cozinha com ilha mais popular

A cozinha com ilha mais popular é a moderna, branca e brilhante e muitas vezes combinada com o piso de porcelanato com efeito de madeira para criar um contraste marcante.

O modelo mais em voga é aquele que vê a ilha disposta em correspondência e em posição central em relação aos móveis de base, móveis de parede e grandes eletrodomésticos (como frigorífico e forno) distribuídos em extensão próxima a uma parede. A ilha é geralmente equipada com fogão (com ou sem exaustor), lava louça e máquina de lavar, para cozinhar e lavar tudo com o máximo de espaço e luminosidade possível.

cozinha com ilha grande
Canva

Cozinha com ilha e mesa anexada

Em segundo lugar, no pódio de beleza e praticidade, está a cozinha ilha com mesa anexa, fixa ou removível, conforme a necessidade.

Esta solução de mobiliário pode ser utilizada de forma eficaz tanto por quem pretende criar um cantinho para petiscos e aperitivos na cozinha, como por quem não pretende acrescentar uma mesa de jantar para recuperar algum espaço na divisão.

cozinha com ilha moderna
Canva

Quanto custa uma cozinha com ilha central?

O preço de uma cozinha com ilha central depende da qualidade dos materiais, da marca, das dimensões, da composição e dos eletrodomésticos escolhidos, mas, grosso modo, para um produto de qualidade, o custo mínimo ronda os 8.000 euros.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta