
Uma inovadora tinta branca reflexiva desenvolvida em França é capaz de reduzir as temperaturas em até seis graus. A Enercool, como se chama, consegue reduzir em até 40% o consumo de energia em ar condicionado.
Uma solução contra o aumento da luz
As ondas de calor durante o verão são cada vez mais frequentes e o preço da eletricidade não para de subir. Por esta razão, muitas pessoas procuram alternativas energéticas e recorrem a opções como a instalação de painéis solares ou a eliminação de pontes térmicas. Em França, a tinta refletiva Enercool juntou-se a estas propostas. Esta tinta foi desenvolvida para combater as altas temperaturas, sendo que ao mesmo tempo atua a favor do ambiente, evitando o consumo excessivo de energia e arrefecendo o interior do edifício.
As mudanças climáticas são um dos maiores desafios do nosso tempo e estiveram na origem do desenvolvimento da Enercool. O projeto nasceu em 2020 com o desejo de acabar com a dívida de CO2 que devemos às gerações futuras.
“Se todos os edifícios com ar condicionado forem repintados com Enercool, podemos economizar cerca de 40% de energia. São cerca de 6,2 TWh/ano, o que equivale à produção de um reator nuclear durante um ano, comentou Maxime Claval, CEO e fundador da Enercool.

Claval não é o único a abordar esta questão. Muitos especialistas em clima afirmam que os prédios antigos, abundantes nas cidades, não estão adaptados às ondas de calor que atingem o planeta. Os vidros, a falta de isolamento térmico, ou as cores escuras das fachadas são alguns dos elementos que devem ser renovados para proteger estes edifícios do calor e evitar o abuso do ar condicionado.
Vantagens de usar tinta térmica
Enercool tem um poder refletivo de 83%, uma vida útil de 10 anos e não gera qualquer consumo extra de aquecimento no inverno. Esta tinta é adequada para telhados e paredes, pois adere a qualquer superfície, e não necessita de obras, à semelhança do que acontece com outras instalações concebidas para maximizar a eficiência energética de uma habitação.
Embora pareça difícil acreditar que algumas demãos de tinta térmica possam criar um efeito tão palpável, a sua eficácia foi comprovada. Um teste para verificar isso mesmo consistiu em aproximar uma lâmpada infravermelha de uma telha cerâmica, simulando o efeito do sol num telhado. A telha rapidamente atingiu 65 graus. O teste foi repetido numa telha semi-pintada com Enercool e a diferença considerável de temperatura com e sem tratamento térmico foi confirmada.

As vantagens do uso da tinta térmica não ficam por aqui, embora os desafios urbanos mais relevantes atualmente sejam a contestação dos preços da eletricidade e a redução da pegada de carbono, as virtudes deste tipo de tinta vão mais longe. E é que resistem a altas temperaturas sem se deteriorar, ao contrário das tintas convencionais que perdem qualidade quando expostas ao calor por muito tempo. Além disso, são mais respiráveis e resistentes à humidade.
Para poder comentar deves entrar na tua conta