Nesta zona estava prevista a construção de uma residência universitária por parte da autarquia.
Comentários: 0
Porto
Foto de Alex Person no Unsplash

A autarquia do Porto vai vender um conjunto de edifícios onde ia construir residência universitária do Morro da Sé, no centro histórico da cidade. Ao que tudo indica, um concurso deserto e falta de fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) motivaram a mudança de planos.

Apesar disso, e segundo a notícia avançada pelo jornal Público, Pedro Baganha, responsável pelo Pelouro do Urbanismo e Espaço Público e Pelouro da Habitação, confirmou na reunião de aprovação do orçamento municipal do Porto para 2023, que o objetivo de construir naquela zona uma residência universitária mantém-se.

“Não desistimos de ter uma residência de estudantes no Morro da Sé, porque não queremos nem podemos. As parcelas foram expropriadas com essa finalidade”, disse ao jornal.

De acordo com o responsável, o concurso internacional para a reabilitação, lançado entre o fim de 2019 e início de 2020, “ficou deserto”. Explica, também, que o município tentou obter apoio através do PRR, mas que “as verbas necessárias para reabilitar as parcelas, em avançado estado de degradação, superavam o apoio disponível”.

Pedro Baganha admite que a solução ainda “está por definir”, mas que “venda condicionada” é uma das opções que o município pode adotar. Ou seja, quem comprar terá de construir uma residência universitária.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta