Comentários: 0
Câmara do Porto vai lançar concurso para residência universitária no Morro da Sé
Photo by Héctor J. Rivas on Unsplash

A Porto Vivo - Sociedade de Reabilitação Urbana (SRU) vai lançar um concurso público internacional para a celebração de um contrato de reabilitação urbana, que prevê a construção de uma residência estudantil no Morro da Sé - com 100 quartos. O município irá ceder o direito de superfície a privados por 40 anos.

"Esta operação é uma das três que faltam para concluirmos a operação do Morro da Sé", informou o responsável, citado pela Câmara do Porto, na apresentação do projeto que precedeu a ordem de trabalhos da reunião de Executivo Municipal. O responsável lembrou que aquela se trata de uma zona "muito bem servida de equipamentos de proximidade e de acessibilidades", e que o local está "equidistante" dos dois polos universitários (Campo Alegre e Asprela), sendo por isso “muito pertinente” o investimento neste segmento.

Segundo o vereador do Urbanismo, Pedro Baganha, este é "o projeto-âncora do Morro da Sé", sendo a sua ação "premente e prioritária", uma vez que vem sendo adiada desde o lançamento do primeiro concurso, em 2008. Esta é, de resto, a maior operação de entre as outras duas que faltam cumprir, nomeadamente a construção de uma unidade de alojamento turístico e a construção de habitação acessível. No caso da residência de estudantes, a operação inclui a reabilitação de 22 edifícios, enquanto o empreendimento turístico pressupõe uma intervenção em quatro imóveis.

O investimento estimado ronda os 9 a 10 milhões de euros, para um prazo de conclusão do projeto em três anos, segundo a informação avançada pelo vereador.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta