
A Praça da Alegria, junto à Avenida da Liberdade, em Lisboa, será transformada num “superquarteirão”. O objetivo da autarquia é testar neste local um projeto-piloto que irá fechar a praça ao trânsito uma vez por mês, ao domingo, para dar espaço a atividades culturais, desportivas e comércio. A iniciativa terá um caráter temporário e, se correr bem, passará a definitivo.
“Vamos fechar a Praça da Alegria uma vez por mês. Em princípio, será no último domingo do mês. Isto vem na lógica do que o presidente da câmara disse sobre ouvir as pessoas e penso que terá tudo para correr bem”, disse ao Público, Vasco Morgado, presidente da Junta de Freguesia de Santo António, acrescentando que a “programação será diversificada e nunca igual, nunca se repetirá”. “Haverá novidades todos os meses. Tudo isto num jardim que é um local de passagem obrigatório”, refere.
Escreve o jornal que os contornos desta iniciativa estão ainda a ser negociados entre a Câmara Municipal de Lisboa (CML) e a Junta de Freguesia, sendo que os planos deverão ser anunciados para breve.
A criação de “superquarteirões”, inteiramente pedonais, querem seguir um pouco lógica daquilo que já se faz em Barcelona, isto é, redes de praças e centros verdes onde os peões têm prioridade e o tráfego é desviado para estradas fora desses locais. Locais mais agradáveis para se viver e estar.
Trata-se de um projeto-piloto que se encaixa, por isso, no conceito de “Cidade de 15 minutos”, criado pelo especialista em urbanismo, Carlos Moreno, defensor do bairro como centro da vida urbana. O investigador de renome internacional, conselheiro de planeamento urbano de Anne Hidalgo, autarca de Paris, deu uma entrevista recente ao idealista/news, na qual explica as ideias-chave deste conceito, e porque é tão importante romper com o urbanismo tal qual como o conhecemos para transformar a vida nas metrópoles.
Este é, de resto, o tema da 2ª edição do Conselho de Cidadãos, a realizar-se nos dias 25 de março e 1 de abril de 2023. Trata-se de uma iniciativa de participação cívica da cidade de Lisboa, promovida pela autarquia, que tem como objetivo envolver os cidadãos na tomada de decisão sobre os grandes desafios da cidade.
Para poder comentar deves entrar na tua conta