
Que as casas estão a ficar mais pequenas é uma realidade facilmente verificável. As causas que influenciam esta tendência podem ser muito diversas, mas é uma realidade especialmente visível naquelas áreas urbanas onde o espaço é limitado e o preço dos terrenos é elevado.
Apesar de tudo, pode acontecer que, após a escolha de uma casa pequena, com o tempo, seja necessário um espaço adicional em função do surgimento de novas necessidades, como o crescimento da família ou a necessidade de um espaço para trabalhar.
Para esses casos, existem ideias interessantes que foram incorporadas em ADUs - unidades habitacionais acessórias, que podem ser usadas para acresc entar espaço extra para cumprir diferentes funções. E assim fizeram Juan Ruiz e Amelia Tapia, que criaram a Iwi, "um produto desenvolvido e patenteado no Equador".

Como explicam no seu site, os arquitetos criaram “uma cabine em que o uso e a flexibilidade do espaço estão de acordo com o estilo de vida e as necessidades de cada utilizador”. A Iwi Cabin tem um design inovador que maximiza o espaço que pode ser comprimido e expandido. Desta forma, os moradores de cidade recebem uma solução engenhosa para expandir o espaço em apartamentos urbanos e espaços de convivência. A cabine flexível pode ser colocada em diferentes lugares: um terraço, um jardim. De facto, nas imagens promocionais do projeto, ela foi colocada num telhado em Quito, no Equador.

Quando a cabine Iwi está totalmente expandida, ela desdobra-se e ocupa quase 8,5 m2, e quando é dobrada e comprimida, ocupa apenas 2,5 m2. A cabine Iwi é muito fácil de manusear, pois os proprietários podem empurrar e puxar o galpão, graças ao sistema de rodas que permite um manuseio e armazenamento rápido e eficiente.
A cobertura foi construído para suportar temperaturas amenas, variando entre 12ºC e 25ºC. O exterior da cabine é resistente ao vento, chuva e sol. Os interiores foram revestidos com cortiça e lã de ovelha para manter um interior agradável durante os meses frios.
A pequena construção também possui estantes embutidas, gavetas e uma cozinha compacta. Além disso, foi equipado com sistema elétrico e de água, permitindo que seja usado como casa de hóspedes improvisada. Uma vez que não precisamos mais deste espaço, ele pode simplesmente ser usado como um local de armazenamento prático e conveniente.


Para poder comentar deves entrar na tua conta