Os azulejos são fundamentais no que respeita à decoração e podem transformar qualquer divisão num espaço único. Explicamos como.
Comentários: 0
Azulejo português
Pexels

Se pensarmos nas casas dos nossos avós, provavelmente vem-nos à memória aquela decoração de azulejos, na sua maioria azuis e brancos, presentes em praticamente todas as divisões.

Talvez seja um estilo que consideres um pouco “datado” e que não imaginas para a tua casa, optando por soluções mais modernas, sem tantos rococós.  A verdade é que a decoração vintage com azulejos portugueses antigos está a voltar em força e a ganhar espaço em todas as divisões da casa.  

Se souberes como aplicar os “velhinhos” azulejos em cada divisão, o resultado pode ser, no mínimo, surpreendente.

Para que consigas um bom resultado e aproveites o melhor de cada espaço é importante que conheças as várias opções que existem.

Dicas de decoração com azulejos portugueses:

  • Conhecer os tipos de azulejos: Podes optar pelos tradicionais azuis e brancos, ou encher a tua divisão de cor.
     
  • Criatividade: Criar um efeito visual impactante mantendo harmonia com a restante decoração do espaço, pode transformar totalmente uma divisão.
     
  • Revestimento: O revestimento com azulejos pode ser feito de várias formas como optar por cobrir uma parede inteira ou apenas um espaço vazio entre móveis. Além disso, não é necessário restringir o revestimento apenas às paredes, podendo também ser colocados no chão ou até mesmo em móveis.

Há divisões que são mais fáceis de imaginar coberta de azulejos como a cozinha ou casa de banho – onde começaram por ser utilizados por ter uma grande resistência à humidade e serem fáceis de limpar.

No entanto, os azulejos portugueses, por terem uma forte característica de decoração desde os seus primórdios, podem ser aplicados em qualquer divisão.

Para que não te faltem ideias, deixamos-te sugestões de como usar azulejos portugueses em cada divisão da casa:

  • Cozinha

Esta é a divisão mais fácil para personalizar com azulejos portugueses e existem inúmeras opções para o fazer.

Painel de azulejos
Pixabay
Podes optar por revestir uma parede inteira, o que irá conferir uma maior sensação de profundidade ao espaço, ou se a discrição for a regra, escolher colocar azulejo num espaço único.  Por norma, são colocados entre o lava-louça e os móveis superiores, quase como um painel.    
  • Casa de Banho

A casa de banho é outra divisão difícil de imaginar sem azulejos. Porém, a sua função hoje em dia vai para além de proteger a parede da humidade: é um elemento fundamental para embelezar o ambiente.

Azulejos para casa de banho
Pexels
Tendo em conta que, por norma, esta é das divisões mais pequenas da casa, a escolha deve ser feita com conta, peso e medida para que não se torne cansativo.

A melhor opção será usar os azulejos portugueses em pequenos apontamentos decorativos ao invés de cobrir uma parede na sua totalidade.

  • Sala

Embora a ideia possa não ser muito encantadora à primeira vista, uma decoração de azulejos na sala, pode transformar todo o ambiente tornando-o mais convidativo.

Azulejos para sala
Pexels
Uma vez que esta divisão costuma estar por si muito decorada, também aqui é importante não saturar. O truque está em criar uma harmonia entre os azulejos e a decoração presente no espaço.

Um quadro de azulejos por cima do sofá, uma parede de azulejos para destacar por exemplo uma passagem para outra divisão ou, para os mais arrojados, usar uma técnica de patchwork no chão, criando um efeito de tapete.

  • Quartos

      A regra para colocar azulejos portugueses no quarto é a mesma a ter em conta quando falámos da sala: apontamentos que façam a diferença, mas sem exagerar.  Podem ter desenhos geométricos que se alinhem com a decoração ou formas irregulares com cores que transmitam calma e tranquilidade.

Azulejos para quarto
Pixabay
    Mais uma vez pode optar-se por revestir uma parede inteira – normalmente onde está encostada a cama – ou criar apenas uma faixa decorativa sobre a cabeceira. Uma solução também usada passa por criar uma moldura de azulejos em volta da janela, ou de um móvel.

Com estas dicas poderás reeintegrar a magia dos azulejos portugueses na tua casa e deixar todos impressionados!

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta