As casas pré-fabricadas são uma tendência que continua a crescer rapidamente em popularidade no mercado internacional. Empresas como AliExpress ou Amazon já haviam lançado as suas próprias versões deste modelo de habitação por menos de 50.000 euros, e a última a aderir a essa moda foi a Ikea, que apresentou a 'Tiny House', uma nova casa sobre rodas projetada especialmente para pessoas que vivem sozinhas.
A gigante sueca juntou-se à especialista em casas pré-fabricadas Escape e à agência de publicidade Vox Creative para criar uma casa pré-fabricada, a 'Tiny Home Project'. O interior foi desenhado pelo chefe de design da Ikea, Abbey Stark, que usou um estilo minimalista e cores neutras para o projeto.
Nesta ocasião, a empresa apresentou um novo modelo pensado especialmente para pessoas que vivem sozinhas e com um estilo de vida nómada. A distribuição da casa tem 25 metros quadrados (m2) de superfície divididos em duas partes principais, dentro das quais se encontram a cozinha, o quarto, a casa de banho e uma sala de estar, bem como um pequeno terraço.
O projeto foi inicialmente criado por Fabienne, uma jovem sueca de 34 anos do clube Ikea Family. O seu objetivo era ter uma casa pequena, mas eficiente, que tivesse as divisões principais de uma casa e pudesse cumprir todas as funções básicas, como uma casa convencional, mas permitindo que ele se movesse de um lugar para outro com facilidade.
Esta pequena casa portátil foi projetada para aproveitar ao máximo o espaço de armazenamento em cada canto. Exemplo disso são as escadas que unem o beliche superior com o térreo, cuja parte inferior foi distribuída em gavetas para guardar o que se precisa.
A invenção de Fabienne usa um fogão tradicional como método de aquecimento e é conectado à água e eletricidade como qualquer outra casa. A jovem realizou este projeto no ano passado com o seu pai em Solothurn, onde fica a sua residência habitual.
“Queria separar-me do supérfluo e ficar com apenas o que é realmente importante para mim. Além disso, é assim que contribuo com o meu grão de areia para o desenvolvimento da construção civil sustentável", afirmou.
Para poder comentar deves entrar na tua conta