O ChatGPT é uma ferramenta de conversação que ganhou popularidade. Que impacto pode ter no imobiliário? Explicamos.
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À esq. José Antonio Rodríguez, da Esade, e Lucas Galán, da IE University / idealista/news

Os avanços tecnológicos não param e todos os dias surgem novas ferramentas e aplicações que prometem facilitar o dia a dia. O ChatGPT é um bom exemplo. Trata-se de uma ferramenta de conversação de inteligência artificial (IA) que conseguiu ultrapassar os cem milhões de utilizadores em apenas dois meses. O idealista/news falou com dois especialistas na matéria sobre os motivos de tanto “frenesim” e, mais importante, explicam o que esta ferramenta de inteligência artificial pode fazer por um agente imobiliário, nomeadamente para melhorar a sua produtividade.

Testámos o ChatGPT

Antes de testar, demos a palavra à própria inteligência artificial: “Podem explicar-me que utilidades um agente imobiliário pode dar ao ChatGPT?”, perguntámos. Em poucos segundos temos a resposta:

  • “Um agente imobiliário pode usar o ChatGPT para se comunicar com potenciais compradores ou inquilinos de forma rápida e eficiente. Também pode ser usado para fornecer informações sobre propriedades, estabelecer contacto com novos clientes e gerir ofertas. Além disso, o agente imobiliário pode usar o ChatGPT para fornecer suporte ao cliente, realizar pesquisas ou reunir feedback do cliente.”

Decidimos tentar descrever as características genéricas de um apartamento à venda e pedimos que escrevesse um anúncio em estilo comercial:

  • "ÚLTIMA OPORTUNIDADE! Aproveite esta oportunidade única de adquirir um apartamento de 90m2 totalmente remodelado com 3 quartos, 2 casas de banho, sala e cozinha no centro de Madrid. Apartamento soalheiro com vista, localizado num edifício de 2004 e com lugar de garagem incluído. Preço: 480.000€. Não espere mais! Entre em conctato para mais informações”.

O ChatGPT tem vários diferentes estilos de escrita, agora solicitamos um anúncio com um tom mais profissional:

  • “Se procura uma casa renovada de 90 metros quadrados (m2) com 3 quartos, 2 casas de banho, sala e cozinha no centro de Madrid, então este apartamento é perfeito para si. Tem lugar de garagem e o edifício data de 2004. O apartamento é soalheiro e bem comunicado, com vistas. Preço: 480.000 euros. Seestiver interessado, entre em contato com XXXXX.”

"As inovações em inteligência artificial que esperávamos em 2033 chegarão em 2023." Desta vez, as citações são de Brad Smith, presidente da Microsoft. É uma reflexão sobre o impacto da inteligência artificial ​​no nosso mundo. De facto, a gigante informática investiu na OpenAI, criadora do GPT, "milhares de milhões de dólares", conforme noticiado a 24 de janeiro.

Mas o mais importante para o agente imobiliário e outros profissionais do setor é saber que com o ChatGPT podem escrever vários anúncios rapidamente, personalizar rapidamente emails, resumir argumentos de vendas, escrever um post no Facebook ou uma entrada no blog da empresa. Tudo isso em minutos, libertando tempo para focar os seus esforços na ação comercial. E esses usos são uma realidade hoje, mas em alguns meses será possível implementá-lo em outras tarefas, segundo especialistas.

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Foto de Andrea Piacquadio no Pexels

O que é o ChatGPT

Generative Pre-trained Transformer, de onde vem a sigla GPT, é uma inteligência artificial de terceira geração (GPT-3), desenvolvida pela OpenIA. Esta empresa já havia surpreendido o mundo com seu gerador de imagens Dall-E 2, que com o seu sistema de inteligência artificial e as informações fornecidas pelo utilizador podem criar imagens de qualquer estilo.

Além disso, atualmente, é gratuito. Pelo menos nesta primeira fase de testes, para utilizar a versão conversacional de que falamos neste artigo (ChatGPT) basta entrar no OpenIA, criar uma conta e clicar no separador 'Playground'.

“A tecnologia utilizada pelo ChatGPT não é uma invenção exclusiva da OpenIA. Na verdade, vinha a ser pensada há anos e agora culminou neste formato, muito utilizado pelo grande público”. Na opinião de José Antonio Rodríguez-Serrano, do Departamento de Operações, Inovação e Ciência de Dados da escola de negócios Esade, “outras empresas de IA estão a desenvolver as suas próprias tecnologias, mas é verdade que cresceu de forma muito visível, e depois do acordo com a Microsoft será ainda mais”.

Pontos com os quais Lucas Galán, professor de Inovação e Proptech no Programa de Gestão de Negócios Imobiliários da IE University, concorda. “É uma ferramenta extremamente curiosa, completa e funcional para usar no dia a dia. Embora continue a melhorar, permite que se aproveite desde o primeiro minuto. Pode-se começar a fazer perguntas e também em diferentes idiomas. É quase como conversar com alguém, porque inclusivamente recorda-se do contexto."

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Foto de Tara Winstead no Pexels

Ambos os especialistas apontam a importância de entender o que oferece. Para Rodríguez-Serrano é “uma ferramenta muito sofisticada para autocompletar texto. Por esta razão, não é aconselhável fazer perguntas com uma resposta absoluta, ou solicitar trabalhos muito criativos para os quais não se tem fontes. Também não é útil para fazer cálculos matemáticos precisos porque, embora responda, não se destina a esse uso. Ao contrário, elogia a sua capacidade de gerar resumos destacando as informações essenciais ou reorganizando as mesmas informações, gerando diferentes modelos de texto”.

 “Devemos ter em mente que não podemos dotar a esta inteligência artificial a verdade absoluta, porque vamos cometer erros, entre outras coisas porque está atualizada até 2021. Será sempre da inteligência humana dotá-la de critério, foco e valor”, refere Galán.

O que pode fazer pelo agente imobiliário?

“O ChatGPT vai transformar a produtividade em muitos negócios”, defende Lucas Galán. Com a ajuda dos dois especialistas, analisamos algumas das tarefas que um agente imobiliário já pode realizar:

  • Escrever anúncios. Ambos os especialistas concordam em apontar que uma das grandes habilidades do ChatGPT é resumir e extrair as informações mais importantes do texto bruto que é fornecido, e também de forma eficiente.

"A análise de dados já nos ajudou a identificar que existem certos padrões de escrita que servem para melhorar o desempenho de um anúncio", explica Rodríguez-Serrano, "mas o ChatGPT não apenas entendeu esses padrões, também é capaz de gerá-los por conta própria”.

  • Apoio nas redes sociais. “Ele adapta muito bem o conteúdo de um formato para outro”, explica Rodríguez-Serrano. Habilidade que é muito útil para otimizar o trabalho nas redes sociais. Além de ser possível pedir para 'escrever um tweet sobre...' ou 'escrever para o Facebook', permite que se oriente o estilo de escrita: formal, humorístico, publicitário...
  • Escrever posts ou textos de blog. Esta tecnologia utiliza as informações das fontes que a enriquecem para elaborar textos mais amplos. Por exemplo, pode-se pedir que escreva um texto de 1.000 palavras sobre o problema da ocupação em Espanha do ponto de vista do proprietário, incluindo as diferentes ações que podem ser tomadas, os tempos para resolver o conflito etc. A ferramenta levará alguns segundos para escrevê-lo, embora devamos ter em mente que dificilmente poderia ser publicado sem uma revisão do interessado.
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Ponto em que Galán faz um comentário importante. “Há pessoas que, por exemplo, acham que poder gerar conteúdo infinito vai posicionar muito melhor o seu blog profissional no Google, mas o motor de busca já avisou que considera posts gerados por IA como spam. Portanto, se queres posicionar bem o teu site, ele pode ajudar, mas não é uma panaceia”

  • Implementação como chatbot. "Existem empresas que já estão a implementar o ChatGPT como um chatbot de atendimento ao cliente", explica Galán, da IE University. "Além de agregar valor por poder fornecer informações imediatas ao cliente sobre o que é solicitado, também é capaz de entender o sentimento da conversa. Isso permite gerar relatórios que nos permitirão entender muito melhor o cliente e, entre outras coisas, realizar um marketing mais segmentado e eficaz”.
  • Inspirador. Uma utilidade não desprezível apontada por Galán. “Entre as múltiplas utilidades que oferece, está a de sugerir ideias, por exemplo, pode dar infinitos nomes para um empreendimento imobiliário e até ajudar com documentos legais. No fundo, trata-se de poupar horas de trabalho para que o profissional possa libertar tempo em tarefas mais criativas que requerem dedicação e esforço como estas, ou escrever conteúdos para redes sociais, dedicando mais horas às áreas essenciais para a evolução do negócio”.

Como começar a trabalhar com o ChatGPT

"As pessoas não devem achar que esta ferramenta resolverá as suas vidas, mas para certas tarefas e certos cargos é uma ferramenta muito poderosa e apropriada." Galán incentiva a sua utilização dentro do setor imobiliário como mais um, “cada empresa e profissional deve encontrar o conjunto de ferramentas com o qual se sinta confortável, e para encontrá-lo é preciso tentar”.

A OpenAI oferece uma versão gratuita da sua versão de chat de inteligência artificial, mas convém ser implementada metodicamente. Da Universidade IE, o professor Galán sugere:

“A primeira coisa a fazer é testar. É necessário analisar quais problemas pode resolver e quais melhorias pode trazer, identificando elementos a favor e contra. O departamento de inovação deve ser o early adopter da empresa, para posteriormente se tornar o agente contaminante de toda a organização”, explica. “E quando temos certeza de que pode ter um impacto positivo, põe-se em funcionamento a maquinaria de transformação cultural da empresa, incluindo a formação”.

"As pessoas não devem achar que esta ferramenta resolverá as suas vidas, mas para certas tarefas e certos cargos é uma ferramenta muito poderosa e apropriada."
Lucas Galán

Rodríguez-Serrano lembra que “qualquer inovação introduzida numa empresa deve ser avaliada com um processo de experimentação por tentativa e erro. Partindo de uma hipótese de negócio, por exemplo, identificando qual a métrica de produtividade queremos melhorar, fazendo uma hipótese e desenhando uma prova de conceito. Desta forma, podemos verificar objetivamente, e se, da forma que foi pensada, cumpriu aquela suposta melhoria. E, uma vez feito isso, dimensionar a solução.”

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