
Os preços das casas no Canadá atingiram níveis tão elevados que até os donos de imóveis estão dispostos a abrir mão de um pouco da sua própria riqueza para melhorar o acesso à habitação. Um estudo recente realizado pela Nanos Research para a Bloomberg News, revela que 70% dos entrevistados disseram que ficariam felizes (40%) ou um pouco felizes (30%) se os preços das casas caíssem.
"O estudo sugere que os canadenses acreditam que os imóveis estão sobrevalorizados e a maioria não teria problemas se os preços dos imóveis caíssem", refere o chefe da investigação Nik Nanos. Segundo a Bloomberg, e dado que cerca de dois terços das famílias canadenses possuem casa, o estudo parece vir contradizer a sabedoria de que os proprietários só querem ver os preços subirem.
Os custos da habitação tornaram-se uma grande questão social e um problema político para o primeiro-ministro Justin Trudeau, à medida que as rendas de apartamentos aumentam e as altas taxas de hipoteca colocam a compra de uma casa fora do alcance de muitos canadenses mais jovens. Sean Fraser, o novo ministro da Habitação, disse que quer melhorar a acessibilidade sem baixar os preços, embora não fique claro como é que o governo espera encontrar esse equilíbrio.
Os preços das casas no Canadá mais que duplicaram na última década. Em Toronto e Vancouver, por exemplo, os pagamentos de créditos da casa consomem a grande maioria do rendimento das famílias, de acordo com economistas do Banco Nacional do Canadá.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta