
A compra de casas no Canadá está em alta, depois de os preços das casas terem registado quedas históricas no país (16% em quase um ano). A questão é que a acessibilidade da habitação tem vindo a piorar num país onde os juros dos créditos habitação subiram a uma velocidade superior à queda dos preços das casas. Neste contexto, há uma questão que se coloca: como é que os jovens estão a financiar a comprar casa? A ajuda dos pais é o segredo do negócio.
Olhando para as famílias que estão hoje a comprar a primeira habitação, Jonathan Cooper, presidente do Macdonald Real Estate Group não tem dúvidas: “O banco da mãe e do pai é um fator na maioria das transações. Estamos a meio de uma transferência de riqueza sem precedentes”, considerou citado pela Bloomberg.
É, portanto, a ajuda financeira dos pais que está a ajudar a preencher a lacuna de acessibilidade da habitação gerada pela subida a pique das taxas de juro no Canadá. Isto é possível porque os pais destes jovens são, sobretudo, proprietários de casas que valorizaram 553% em 25 anos. Além disso, também foram acumulando poupanças durante a pandemia.
“Estou a assistir a casos de pessoas na faixa dos 40 anos a receber ajuda dos pais” para comprar casa, partilha Mike Majeski, broker imobiliário de Toronto, uma cidade onde as casas estão a ser vendidas assim que chegam ao mercado.
Este cenário está a tornar o mercado residencial canadiano mais competitivo e os preços das casas já estão a dar sinais de subida (aumentaram 1,6% em abril). “É incrivelmente competitivo, as casas estão a ser vendidas rapidamente”, disse John Pasalis, broker imobiliário em Toronto. “Parece que o capital continua a fluir para o mercado imobiliário”, acrescenta, citado pelo mesmo meio.
Há, no entanto, uma questão que se coloca: o que acontece às famílias que não têm a ajuda dos pais para comprar casa? Num mercado imobiliário cada vez mais competitivo, arriscam-se a ficar para trás, não conseguindo comprar casa mesmo que cumpram os critérios para avançar com o crédito habitação e apresentem o valor de entrada. Por conseguinte, acabam por arrendar casas por muito mais tempo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta