Uma ilha ao largo das águas da Nova Escócia (Canadá) onde se pretende construir casas feitas com materiais 100% renováveis. Assim será a Vollebak, o projeto de ilha autossuficiente e sustentável do ponto de vista energético, completamente fora da rede. As estruturas, na verdade, serão feitas com materiais naturais e inovadores, como algas, palha, cânhamo e cimento impresso em 3D.
A Vollebek Island apresenta um "conceito visionário para o futuro da habitação".O projeto desta ilha é realizado numa parceria entre a marca de roupas Vollebak e o escritório de arquitetura Bjarke Ingels Group (BIG).
"A Ilha Vollebak é o início de uma série de projetos extraordinários que analisam como viveremos no próximo século num mundo de alterações climáticas, viagens espaciais e escassez de recursos. Projetado pelo arquiteto visionário Bjarke Ingels, ela oferece um projeto para o futuro – um composto neutro em carbono construído inteiramente fora da rede, no qual a habitação e a ilha onde foi construída se combinam para se tornar um ecossistema vivo e que respira", lê-se no site do projeto.
O projeto inclui, por exemplo, a "Earth House" e a "Wood House", uma suíte independente com jardim na costa leste da ilha.
Um estúdio de arquitetura local, FBM, também participa no projeto. Todas as partes fazem questão de ressaltar que a Ilha Vollebek será feita com uma mistura de materiais naturais e artificiais, incluindo algas, cânhamo e betão impresso em 3D. Cada componente, contudo, será alimentado por fontes de energia sustentáveis. Além disso, a ilha será leiloada, depois, através da Sotheby's Concierge Auctions.
Em detalhes, "Earth House" leva o nome da sua composição, já que o conjunto de edifícios que fazem parte dela se assemelham ao formato de uma aldeia. Ergue-se mesmo no centro da ilha, com uma disposição permeável criará vários espaços abertos para socialização, com uma fusão entre natureza e design. Além disso, todos os edifícios serão alimentados por energia eólica, geotérmica e solar. Toda a energia produzida será armazenada no sistema de armazenamento da aldeia.
Na "Earth House" vamos encontrar uma sala de estar e jantar em palha à prova de intempéries e isolamento. A casa inclui quatro quartos feitos de cimento de cânhamo à prova de fogo, impresso em 3D ou rocha natural. Enquanto a casa de banho é de estilo japonês, com banheiras esculpidas na rocha. Há também espaço para uma piscina com telhado de vidro para observar as estrelas.
Já a "Wood House" é uma estrutura independente com dois quartos e duas casas de banho, com o exterior feito inteiramente de madeira, essencial para condições climáticas extremas. A fachada monolítica abre-se para o mar graças a uma janela triangular de vidro de oito metros de altura.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta