Quais são as melhores cidades de Portugal para se viver à beira mar? Descobre as casas à venda que vão mudar a tua vida.
Comentários: 0
Casas com vistas para o mar
idealista

Portugal tem uma costa incrível com o Oceano Atlântico como pano de fundo e são várias as cidades no litoral que têm vistas para o mar para que te sintas de férias o ano todo. Acordar e respirar a brisa fresca junto à beira mar e ver o pôr do sol da janela de casa podem ser motivos mais que suficientes para quereres comprar uma casa junto ao mar. 

Com as temperaturas agradáveis a surpreender nesta chegada do outono, comprar uma casa para viver à beira mar pode ser um ótimo investimento e podes fazê-lo com pouco dinheiro. Descobre onde. 

Quais são as melhores cidades com vista para o mar?

Escolher uma cidade costeira em Portugal não é uma tarefa complicada uma vez que terás várias opções de norte a sul do país. As vistas para o mar, embora possam parecer iguais, têm diferenças, assim como a envolvente. Podes preferir viver perto das grandes cidades como Lisboa ou Porto onde, ou arriscar e mudares-te para um sítio completamente novo:

Faro: a capital da região do Algarve

Viver no distrito de Faro
idealista

No sul de Portugal com uma costa marítima composta por praias de areia dourada e falésias deslumbrantes, poderás encontrar um pouco por todo o distrito várias casas e apartamentos com vistas para o mar. Faro tem também um aeroporto o que torna esta cidade muito atrativa para visitantes estrangeiros que querem descobrir a magia das ruas pitorescas e do centro histórico da cidade. Aqui terás a oportunidade de desfrutar de um clima agradável, boa comida e viver como se estivesses de férias todo o ano. 

Setúbal: peixe fresco, praias e localização estratégica

Viver no distrito de Setúbal
idealista

A cidade localizada na Península de Setúbal, tem inúmeros encantos e é considerado por muitos, um tesouro escondido de Portugal. É aqui que o mar e a serra se encontram para criar paisagens (quase) inacreditáveis compondo o conhecido Parque Natural da Arrábida: o lugar perfeito para amantes de praia e natureza. Além de ser um lugar encantador para viver no quotidiano, conta com uma localização estratégica para quem precisa de se deslocar para Lisboa, Alentejo ou Algarve. Podes descobrir casas e apartamentos à venda no distrito de Setúbal aqui

Aveiro: a Veneza portuguesa

Viver no distrito de Aveiro
idealista

É uma cidade localizada na região centro do país e muito conhecida por ser apelidada de Veneza de Portugal, destaca-se pela vida tranquila à beira da Ria de Aveiro e o 'trânsito' poderá ocorrer muito mais nos canais navegáveis, do que na estrada, uma vez que os passeios nos moliceiros são uma grande atração. Além de tudo isto, a arquitetura da cidade é única e as suas casas coloridas na Costa Nova não deixam ninguém indiferente. Ao comprar uma casa ou apartamento no distrito de Aveiro, estarás sempre a dois passos de te deliciares com os famosos ovos moles

Lisboa: viver perto da capital

Viver no distrito de Lisboa
idealista

A capital portuguesa tem visto o preço das casas a disparar ou não fosse esta uma das cidades mais procuradas pelos turistas. Mas se viver junto ao Rio Tejo está fora do teu alcance, podes sempre mudar o foco para pequenas localidades que compõem o grande distrito de Lisboa onde poderás encontrar várias casas e apartamentos com vista mar com preços mais simpáticos. Poderás ainda manter-te a uma distância relativamente curta da cidade, mas viver com a tranquilidade da serra e do mar como acontece por exemplo em Sintra, Cascais, Torres Vedras ou até mesmo, a Lourinhã. 

Porto: a cidade invicta

Viver no distrito do Porto
idealista

É a segunda maior cidade de Portugal onde os preços também já sofrem aumentos que não estão ao alcance da maioria das carteiras. A verdade é que o truque é também procurar comprar casas ou apartamentos no distrito do Porto, em vez de apenas na cidade. Mesmo que tenhas de afastar da zona da Ribeira ou estar um pouco mais distante da Foz do Douro, poderás descobrir outros lugares com vista mar que te enchem as medidas e te permitem um estilo de vida mais tranquilo, podendo sempre visitar a cidade vibrante nos fins de semana de carro ou de transportes. 

Casa com vistas para o mar: como primeira ou segunda habitação?  

Habitação permanente ou segunda habitação
idealista

A decisão de comprar uma casa à beira mar, seja como habitação permanente ou segunda habitação, dependerá das tuas necessidades. Hoje em dia, as casas à beira mar representam um investimento atrativo para quem procura uma fonte adicional de rendimento. Podes usá-la como segunda casa e disponibilizá-la para arrendamento temporário durante os meses em que ali não estejas, como os meses de outono e inverno.

Ter por uma casa à beira mar como tua habitação permanente irá transformar o teu estilo de vida, proporcionando-te uma oportunidade única para te envolveres na comunidade local. Preenche a tua semana com diversas atividades para que consigas tirar o máximo proveito da vida junto ao mar.

Preços das casas com vista para o mar

As casas junto ao mar podem ser mais caras do que outras casas localizadas mais longe da costa, mas a verdade é que o preço é influenciado por diversos fatores como a localização específica, tamanho da casa, estado do imóvel, qualidade da vista e a procura nessa zona, por isso mesmo, antes de investir numa casa é importante teres em conta o orçamento disponível para a compra e ires mais a fundo em cada um destes aspetos:

  • Localização: as casas junto ao mar em zonas mais populares tendem a ter preços mais elevados devido à alta procura e ao facto de se localizarem em destinos turísticos muito procurados especialmente durante a época alta. 
  • Tamanho do imóvel: a área do imóvel e a sua proximidade com a primeira linha de mar também são fatores que podem influenciar o preço. Uma casa grande com uma vista desafogada para o mar tem tendência a ser mais cara do que um apartamento mais afastado da costa.
  • Qualidade da vista: se tens uma vista desafogada para o mar vs. uma vista parcial ou com algumas obstruções o preço também poderá sofrer algumas subidas consideráveis, é importante ponderares.
  • Estado da propriedade: o estado de conservação, a idade e as comodidades oferecidas também são fatores de peso. Uma casa renovada ou de nova construção tendencialmente será mais cara do que uma casa a precisar de obras.

 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta