
A gestora de fundos Patrizia anunciou o encerramento definitivo da sua primeira estratégia de investimento de impacto, com potencial para criar uma carteira pan-europeia de habitação social e acessível de mais de 500 milhões de euros. A Patrizia Sustainable Communities conseguiu garantias de capital de 10 investidores institucionais, com os fundos de pensão dinamarqueses AP Pension e PKA como investidores principais.
Lançada em janeiro de 2022, a Patrizia Sustainable Communities já alocou uma parcela significativa do seu capital a projetos de habitação acessível nas principais áreas metropolitanas da Europa Ocidental. Já iniciou o seu programa de investimentos com quatro grandes projetos, dois em Dublin, na Irlanda; e dois em Milton Keynes e Bishop's Stortford, no Reino Unido - juntos trarão para o mercado cerca de 1.000 unidades habitacionais sociais e acessíveis.
A ambição estratégica, a longo prazo, passa por alojar mais de 7.500 residentes em habitação acessível em cerca de 25 áreas metropolitanas europeias.
O problema do acesso à habitação
Na Irlanda, investiu em dois empreendimentos de habitação social e a preços acessíveis em bairros residenciais estabelecidos nos arredores de Dublin. Os empreendimentos têm potencial para abrigar mais de 1.600 moradores de baixo e médio rendimento em apartamentos modernos com classificação EPC A e certificação HPI (Home Performance Index), e equipados com painéis solares. Os investimentos também incluirão uma nova biblioteca, centros comunitários, creches e espaços verdes públicos. Ambos os projetos têm acordos com uma associação habitacional licenciada para garantir benefícios de longo prazo.

No Reino Unido, a Patrizia Sustainable Communities lançou um programa que visa investir 115 milhões de euros no desenvolvimento de novas casas unifamiliares sustentáveis do ponto de vista ambiental e social para o setor de habitação acessível do Reino Unido. Os dois primeiros investimentos foram feitos para financiar o desenvolvimento de 70 casas recém-construídas numa base de arrendamento acessível de longo prazo em Milton Keynes, e 80 casas recém-construídas em Bishop's Stortford, menos de 25 milhas a nordeste de Londres. Em ambos os projetos, a gestora de fundos também garantiu a construção de habitação social.
"Com mais de 500 milhões de euros de potencial de investimento, estamos entusiasmados por fazer uma diferença significativa na abordagem da habitação a preços acessíveis através do nosso programa de investimento pan-europeu. Em todo o mundo, estamos a viver uma transição na forma como vivemos, impulsionada por mudanças demográficas, necessidades sociais e transformações económicas, que estão a colocar enorme pressão sobre o custo de vida. Com mais de 80 milhões de europeus preocupados com o custo da habitação, nunca foi tão urgente acelerar a oferta de habitação de alta qualidade a preços acessíveis, algo que os governos não conseguem sozinhos. Estamos muito satisfeitos em trabalhar com eles e contribuir para a solução deste importante problema que as pessoas enfrentam todos os dias", diz Marleen Bikker-Bekkers, diretora da Patrizia Sustainable Communities.

"Um pilar fundamental da estratégia de sustentabilidade da Patrizia é tornar-se um investidor de impacto líder em ativos reais globais até 2035. Apesar dos ventos económicos contrários, a forte procura que vimos dos investidores pela nossa primeira estratégia de impacto reforça a nossa clara convicção de causar impacto através de habitação social e acessível, e representa um passo significativo para alcançar as nossas metas de impacto e sustentabilidade. À medida que expandimos a nossa experiência em habitação acessível nos principais mercados residenciais, esperamos não apenas fornecer novas casas muito necessárias, mas também oferecer aos nossos investidores um retorno duplo atraente de impacto social e ambiental sustentado, juntamente com bons retornos financeiros", diz Mathieu Elshout, Head of Sustainability and Impact Investing da Patrizia.
A Patrizia Sustainable Communities pretende construir um portfólio equilibrado com mais de dois terços dos seus ativos sob gestão em habitação acessível e social, juntamente com investimentos mais amplos em habitação alternativa, infraestrutura social e espaços comunitários. Pretende concentrar-se em oportunidades de investimento de valor agregado com o objetivo de reduzir as emissões de carbono em pelo menos 40% para projetos de reposicionamento e colocar edifícios com energia líquida zero em funcionamento para novos desenvolvimentos. Vai concentrar-se nos principais mercados residenciais europeus, como Reino Unido, Irlanda, Países Baixos, França, Alemanha, Espanha e países nórdicos.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta