
O mercado de arrendamento continua quente em Portugal e com espaço para crescer. Isto porque a procura continua a ser bem superior à oferta existente, um desequilíbrio que está por detrás da subida das rendas nos últimos anos. E ao que tudo indica esta tendência está para ficar: as rendas das casas voltaram a subir 6,5% em fevereiro de 2024, tendo mesmo acelerado.
Quem o diz é mesmo o Instituto Nacional de Estatística (INE): “A variação homóloga das rendas de habitação por metro quadrado foi 6,5% em fevereiro de 2024 (5,9% no mês anterior)”, indica na nota publicada esta terça-feira, dia 12 março. O que também salta à vista é que as casas para arrendar ficaram mais caras em todas as regiões, tendo Lisboa registado o aumento mais intenso (6,8%).
Já a subida de preço das casas para arrendar a nível mensal desacelerou. “O valor médio das rendas de habitação por metro quadrado registou uma variação mensal de 1,0% (1,4% no mês anterior)”, refere ainda o INE.
Face ao mês anterior, foi mesmo Lisboa que registou uma maior subida das rendas das casas (1,2%). E não se observou “qualquer região com variação negativa do respetivo valor médio das rendas de habitação”, conclui.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta