É o maior projeto planeado pela empresa espanhola, e está localizado em Vila Franca de Xira.
Comentários: 0
Merlin
Merlin

"Já temos licença e eletricidade para o data center de Lisboa." A informação foi avançada por Ismael Clemente, CEO da Merlin, em entrevista ao idealista/news, quando questionado sobre a situação deste futuro ativo localizado na capital portuguesa. Portugal tornou-se um alvo claro da empresa: "Aumentar a exposição em Lisboa e em Portugal faz parte dos nossos planos", salienta o responsável.

Este é o quarto centro de dados que a Merlin projetou em toda a Península Ibérica, juntamente com os de Madrid, Barcelona e Álava, e o único que ainda não foi construído. Os três empreendimentos em Espanha já estão a funcionar. Até setembro do ano passado, a socimi espanhola tinha investido 246 milhões de euros nesta nova linha de ativos imobiliários, aos quais se juntam mais 146 milhões de euros até ao final de 2024, atingindo um total de 392 milhões de euros. Posteriormente, o investimento adicional estimado ronda os 130 milhões de euros.

Estes números não incluem o data center que vai desenvolver em Lisboa. É o maior projeto planeado pela empresa espanhola, e está localizado em Vila Franca de Xira, na área metropolitana da capital portuguesa. De acordo com as previsões da Merlin, sua área bruta locável será de cerca de 33.000 m2, embora com a possibilidade de expandi-la para 74.555 m2, e sua capacidade será de 24 MW, mas no futuro poderá chegar a 100 MW.

Centros dados da Merlin em Espanha

O complexo de Madrid situa-se no município de Getafe, na antiga sede da divisão de defesa do grupo de tecnologias de informação Amper, tem cerca de 22.500 m2 de área bruta locável e uma capacidade máxima de 20 MW.

Em Barcelona, o data center está localizado no Parque Logístico da Zona Franca (PLZF) e tem uma área de cerca de 22.130 m2, com 16 MW de capacidade, enquanto o de Álava está localizado dentro do parque industrial Bilbao-Arasur e tem 17.600 m2, expansíveis para 102.466 m2 em desenvolvimentos futuros. e 22 MW de capacidade.

O projecto basco é o único que concorre em dimensão com o projeto de Lisboa se a expansão fosse levada a cabo (ultrapassaria em mais de 2.000 m2) e igualaria a sua capacidade (100 MW). Foi o primeiro a ser construído, depois de receber a licença em cerca de cinco meses.

Os três data centers em Espanha, de acordo com as contas da gigante imobiliária do Ibex 35, somam 58 megawatts (MW) de capacidade, embora tenham terra e energia disponíveis para chegar a 178 MW. Incluindo o projeto em Portugal, a capacidade máxima dos quatro data centers chega a 250 MW.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta