Depois de o rendimento per capita nos países da OCDE ter caído no verão, recuperou na reta final do ano e excedeu a subida do PIB.
Comentários: 0
Rendimento das famílias
OCDE

O rendimento real das famílias per capita na OCDE aumentou 0,5% no quarto trimestre de 2023, após uma queda de 0,2% no terceiro trimestre, foi anunciado esta terça-feira, dia 7 de maio. Já em Portugal o salário familiar disponível caiu 0,8% face ao trimestre anterior.

Num comunicado esta terça-feira divulgado, a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE) adianta que o crescimento do rendimento real per capita (por pessoa) excedeu o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) real per capita de 0,2%.

O rendimento real das famílias per capita aumentou na maioria dos países da OCDE no quarto trimestre de 2023 face ao trimestre anterior. Isto porque dos 19 países para os quais existem dados disponíveis, 11 registaram um aumento, seis registaram uma diminuição e dois mantiveram-se. Portugal entra para a lista de países onde o rendimento familiar caiu (-0,8%) neste período, depois de ter estabilizado no trimestre anterior. Já o PIB per capita subiu cerca de 0,6% no nosso país.

Salários em Portugal
OCDE

Como variou o rendimento per capita nos países do G7?

Entre as economias do G7, o rendimento real das famílias per capita aumentou no Reino Unido, em França e nos Estados Unidos, enquanto caiu no Canadá e em Itália:

  • o Reino Unido registou um aumento do rendimento real por pessoa de 0,5% no quarto trimestre de 2023, apesar de o PIB per capita ter diminuído pelo quarto trimestre consecutivo, sublinha a organização. Este crescimento do rendimento real foi impulsionado principalmente pelo aumento das prestações sociais, com exceção das transferências em espécie;
  • a França e os Estados Unidos registaram ambos um crescimento do rendimento real das famílias per capita no 4.º trimestre (0,7% e 0,4%, respetivamente), após uma descida no trimestre anterior;
  • o Canadá registou uma queda tanto no rendimento real das famílias per capita (-0,7%) como no PIB real per capita (-0,8%) no quarto trimestre de 2023, em parte refletindo a continuação do forte crescimento populacional;
  • a Itália registou um declínio menor no rendimento real das famílias per capita (-0,4%);
  • na Alemanha este indicador manteve-se estável no final de 2024, embora o PIB real per capita tenha diminuído 0,6%.

No conjunto de 2023, o rendimento real das famílias per capita cresceu 1,2% em toda a OCDE, recuperando da queda recorde registada em 2022, quando os programas de assistência à Covid-19 estavam a terminar, enquanto o PIB per capita aumentou 1,1%. O aumento anual do rendimento real das famílias per capita surgiu quando a inflação abrandou em comparação com o ano anterior.

*Com Lusa

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta