
O negócio da remodelação de casas explodiu com a pandemia e, desde então, tem vindo a conquistar vários públicos, nomeadamente as gerações mais jovens. Adeptas do DIY (‘Do it yourself’ ou ‘Faz tu mesmo’), querem melhorar os espaços e torná-los mais funcionais, em alguns casos, com as próprias mãos. E esta nova tendência fez “aumentar a procura por produtos e ferramentas de bricolage”, segundo explica Chris Bargate, CEO da Brico Depôt Ibéria, em entrevista ao idealista/news. Mas não só. Há uma crescente procura por “projetos específicos, como cozinhas e casas de banho”.
Os canais digitais são, atualmente, uma ferramenta essencial no mundo do design de interiores – e que ganhou preponderância. São fonte de inspiração, oferecendo “ideias e sugestões para projetos de bricolage, decoração e remodelação de casas, incentivando os clientes a realizarem os seus próprios projetos”, explica o responsável, adiantando que, cada vez mais, as pessoas começam as pesquisas online e só depois visitam a loja para concluir a compra, se necessário.
Chris Bargate irá conduzir a próxima fase de impulso do negócio da Brico Depôt na Península Ibérica, onde vê oportunidades significativas de crescimento. Têm lojas em Loures, Gaia e Sintra e planeiam a abertura de novos espaços. Nesta entrevista, explica quais os planos de investimento da marca para Portugal, onde quer ser referência no setor.

A Brico Depôt celebra o 10º aniversário em Portugal em 2024. Como evoluiu o negócio e a marca na última década?
Ao longo da última década, a Brico Depôt passou por uma transformação significativa, adaptando-se às mudanças nas preferências dos consumidores e enfrentando desafios como a pandemia de Covid-19. Desde que entrou no mercado português em 2014, o compromisso em atender às necessidades dos clientes tem sido o nosso foco principal.
Uma das mudanças mais notáveis foi a adaptação do negócio após a pandemia. Identificámos rapidamente a necessidade de ajustar as ofertas e operações para atender às novas necessidades dos consumidores. Isso incluiu investimentos estratégicos em produtos que respondem de forma mais eficaz ao mercado português, garantindo uma variedade que reflete os gostos e necessidades dos nossos consumidores.
"O nosso desempenho forte em Portugal é evidente"
Temos compreendido cada vez mais o nosso público, o que permitiu oferecer produtos e promoções que atendem às expectativas. Receber feedback positivo de forma consistente tem sido crucial para o desenvolvimento contínuo do negócio. Esse feedback confirma que estamos no caminho certo e incentiva-nos a melhorar constantemente as ofertas.
A expansão também tem sido um marco significativo para nós. Ao longo da última década, abrimos três lojas em Portugal e planeamos continuar a expandir na região. O nosso desempenho forte em Portugal é evidente. Continuamos comprometidos em investir nas áreas certas, inovar e oferecer a melhor experiência aos clientes, mantendo a Brico Depôt como uma referência no setor de bricolage em Portugal.
Há um antes e um depois na Brico Depôt com a chegada da pandemia? O que é que mudou desde então?
Sim, a chegada da pandemia trouxe mudanças consideráveis para a Brico Depôt e para o setor de bricolage em geral. Antes da pandemia, já havia uma tendência crescente de bricolage entre os millennials e as gerações mais jovens. No entanto, essa tendência intensificou-se com a pandemia.
Com as medidas de confinamento e distanciamento social, as pessoas começaram a valorizar ainda mais o conforto e a funcionalidade das casas, transformando-as em espaços multifuncionais. A importância do lar cresceu significativamente, tornando-se não apenas um lugar para descansar, mas também um escritório, uma sala de aula e um espaço de lazer.
"A consolidação do trabalho remoto levou a um maior foco na manutenção e melhoria das casas"
A consolidação do trabalho remoto levou a um maior foco na manutenção e melhoria das casas. Passar mais tempo em casa fez com que as pessoas se tornassem mais conscientes da necessidade de reparos, remodelações e melhorias, aumentando a procura por produtos e ferramentas de bricolage.
Além disso, observamos uma crescente busca por projetos específicos, como cozinhas e casas de banho, para os quais oferecemos preços imbatíveis. Esta procura reflete o desejo de adaptar e melhorar cada lar para atender às necessidades diárias.

O online ganhou impulso em todas as áreas. Que peso tem o comércio eletrónico no vosso negócio?
O comércio eletrónico e os canais digitais desempenham um papel muito relevante no negócio da Brico Depôt, mas é importante destacar que as lojas físicas continuam a ser o núcleo do nosso negócio. Os canais digitais desempenham várias funções essenciais que complementam e fortalecem a presença física.
Os nossos canais digitais servem como fonte de inspiração para os clientes. Através do site e das redes sociais, oferecemos ideias e sugestões para projetos de bricolage, decoração e remodelação de casas, incentivando os clientes a realizarem os próprios projetos.
Além disso, os canais digitais oferecem ajuda e aconselhamento. Disponibilizamos diversas formas de garantir que os clientes encontram as soluções certas para as suas necessidades, facilitando a tomada de decisões e a execução dos projetos.
"Os nossos canais digitais servem como fonte de inspiração para os clientes"
Outro papel crucial dos canais digitais é aumentar o alcance da marca. Através da presença online, podemos alcançar um público mais amplo e diversificado, promovendo a Brico Depôt e os nossos produtos para potenciais clientes que, de outra forma, talvez não conhecessem a marca.
Os canais digitais também geram tráfego para as lojas físicas. Muitas vezes, os clientes começam as pesquisas online e depois visitam a loja para concluir a compra.
Naturalmente, o e-commerce também gera receita direta. Através da loja online oferecemos aos clientes a conveniência de comprar produtos diretamente das suas casas, com a opção de entrega em domicílio ou levantamento na loja.
Na Brico Depôt, praticamos um verdadeiro modelo omnicanal. Não se trata apenas de falar sobre isso, mas de integrar todos os nossos canais—físicos e digitais—de forma eficiente para proporcionar uma experiência de compra consistente e harmoniosa. Os clientes podem alternar entre os canais conforme as necessidades, sempre garantindo uma experiência de qualidade.

Qual é, atualmente, a estratégia de posicionamento da marca em Portugal?
Este ano, a estratégia de posicionamento da Brico Depôt em Portugal centra-se na celebração do 10º aniversário, demonstrando um forte compromisso com os clientes e reforçando o valor da sua lealdade ao longo dos anos. O objetivo é ajudar todos os clientes nos seus projetos de remodelação de casa, oferecendo soluções de grande valor.
Para celebrar o 10º aniversário planeamos oferecer aos clientes ainda mais um "valor imbatível". Sob o slogan "Para clientes de primeira, ofertas de aniversár10", a campanha pretende demonstrar o compromisso em proporcionar valor para cada projeto e reconhecer a lealdade dos clientes, especialmente aqueles que fazem parte dos programas Brico Club e Brico Club Pro. Queremos mostrar que a Brico Depôt está sempre à procura de soluções de valor para os clientes.
Quais são os públicos-alvo?
Em primeiro lugar, sabemos que a bricolage é um setor relevante para quem tem a sorte de ter um lar. O nosso objetivo é oferecer soluções de grande valor. Reconhecemos que essas soluções podem ser atraentes tanto para os clientes de bricolage, que se sentem confortáveis em realizar os próprios projetos, como para os profissionais, que valorizam os produtos e serviços da Brico Depôt para ajudar os próprios clientes.
Para os nossos clientes individuais, oferecemos gamas de fácil acesso, incluindo produtos de marca própria, soluções para projetos e um compromisso com grande valor, apoiado por soluções de financiamento.
Para os clientes profissionais, oferecemos gamas especializadas a preços excelentes, suporte de serviço dedicado e 'cashback' através do Club Pro.
A transformação/remodelação de casas continua forte. O que é que as famílias/profissionais mais procuraram nas vossas lojas?
Sabemos que a transformação de uma casa pode ser um grande desafio e estamos focados em ajudar os clientes a completarem os seus projetos com uma gama de soluções de grande valor.
Por exemplo, na área de cozinhas, oferecemos gamas de excelente valor através de produtos de marca própria. Investimos em 'showrooms' inspiradores nas lojas, introduzimos uma ferramenta de design — Home by Me — e oferecemos soluções de financiamento para tornar os projetos mais acessíveis.

Cada cliente tem o seu próprio gosto e prioridade. Alguns, especialmente os profissionais, desejam ter acesso rápido aos produtos, por isso temos, por exemplo, cozinhas em stock em todas as lojas. Outros procuram inspiração — aconselhamos a visita aos nossos 'showrooms' — ou precisam de ajuda e aconselhamento. No entanto, há uma tendência geral de procurar grande valor, e acreditamos que oferecemos isso a todos os clientes.
Estamos focados em oferecer uma gama de produtos orientados para projetos, garantindo que cada cliente, seja um entusiasta de bricolage ou um profissional, encontre as soluções necessárias para completar com sucesso as suas transformações de casa a um ótimo preço.
Que tipos de projetos são mais requisitados? Cozinhas, casas de banho, espaços exteriores? Podem dar exemplos?
Temos observado um crescimento em todas as categorias de projetos. Desde a pandemia, os clientes têm feito investimentos maiores nas casas, que envolvem frequentemente remodelações completas de divisões, como cozinhas e casas de banho.
Além desses grandes projetos, também vimos uma procura significativa por projetos de médio porte, impulsionando a procura por outras categorias, como tintas e pavimentos.
Uma tendência crescente é a valorização dos espaços exteriores. Muitos clientes estão a investir em projetos ao ar livre, e as nossas gamas de produtos de marca própria oferecem opções de excelente valor para transformar jardins e áreas externas.

O Chris irá “conduzir a próxima fase de crescimento do negócio ibérico”. Quais são os planos para o futuro?
Temos muitos planos para a Brico Depôt na Península Ibérica e vemos oportunidades significativas de crescimento.
A primeira prioridade será continuarmos focados em criar um valor mais forte para os clientes. Planeamos introduzir novas gamas de produtos, incluindo mais produtos dedicados ao mercado português, com preços e ofertas atrativas. Vamos ainda expandir as soluções orientadas para projetos, aumentaremos nossa presença digital (incluindo o 'marketplace') e ofereceremos mais serviços dedicados para profissionais.
Além disso, vemos potencial para a Brico Depôt expandir ainda mais no mercado ibérico e temos planos sólidos para investir na expansão em Portugal, fortalecendo ainda mais a nossa presença no mercado e continuando a oferecer produtos e serviços de alta qualidade aos clientes.
Têm lojas em Loures, Gaia e Sintra e planeiam a abertura de uma nova loja em Lisboa. Podem revelar a localização? Qual será o valor do investimento?
De facto, identificámos potenciais novas localizações em Portugal, pois acreditamos que há uma oportunidade significativa para aumentar o número de lojas que podemos ter. A Kingfisher (o grupo ao qual a Brico Depôt pertence) comprometeu-se a investir na expansão, e estamos atualmente a finalizar os planos. Estamos ansiosos para partilhar mais detalhes nos próximos meses.
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