Castelo Branco e Santarém apresentam as rentabilidades mais altas neste período, revela o idealista. Mas riscos são superiores.
Comentários: 0
Comprar casa para arrendar
Freepik

Uma das formas de investir em imobiliário passa por comprar uma habitação para colocá-la a arrendar. E este é um negócio cada vez mais atrativo, já que apresenta uma rentabilidade cada vez maior também sustentada pelo crescimento das rendas das casas. Em concreto, a compra de uma casa em Portugal para colocar no mercado de arrendamento rendeu, em termos brutos, 7,2% no segundo trimestre de 2024, mais 0,3 pontos percentuais (p.p) face à calculada para o mesmo período de 2023 (6,9%), revelam os dados do idealista. Hoje, a rentabilidade na habitação é 0,5 p.p superior em relação à observada no segundo trimestre de 2020, de 6,7%.

O mercado de arrendamento no nosso país tem margem para crescer – e muito. Isto porque a procura de casas para arrendar continua a ser muito superior à oferta existente, um desequilíbrio que tem estado por detrás do crescimento das rendas das casas. Comprar casas para arrendar é, por isso, um negócio que tem gerado maiores ganhos nos últimos anos, tal como indicam os dados do idealista. Antes de investir, importa também colocar na equação os impostos sobre a compra da casa (como IMT e Imposto de Selo) e as taxas sobre os rendimentos prediais, por exemplo.

Olhando para as 13 capitais de distrito com amostras representativas, verifica-se que é em Castelo Branco onde é mais rentável a compra de uma casa para investimento, sendo o seu retorno na ordem dos 9,1%. Mas note-se que também aqui os riscos do investimento são superiores.

As outras cidades com as rentabilidades na habitação mais elevadas no segundo trimestre de 2024 são: Santarém (8,1%), Coimbra (6,8%), Leiria (6,5%), Évora (6,3%), Setúbal (5,9%), Porto (5,8%) e Viseu (5,7%).

A rentabilidade habitacional mais baixa é obtida pelos proprietários das casas arrendadas em Lisboa (4,6%), Funchal (5%), Faro (5,1%), Aveiro (5,5%) e Viana do Castelo (5,6%). Mas também aqui os riscos do investimento são inferiores, já que há menor probabilidade da casa não ser arrendada ou de haver uma desvalorização de imóvel no futuro, por exemplo.

Este estudo permitiu ainda analisar a rentabilidade de outros produtos imobiliários a nível nacional. Os escritórios permitem uma rentabilidade de 9,3%, as lojas de 5,1% e as garagens de 5,3% no segundo trimestre deste ano.

Metodologia

Para a realização deste estudo, o idealista dividiu o preço de venda pelo custo de arrendamento solicitado pelos proprietários nos diferentes mercados no segundo trimestre de 2024. O resultado obtido é a percentagem bruta da rentabilidade que proporciona o arrendamento de uma casa ao seu proprietário. Estes dados permitem a análise do estado atual do mercado e são um ponto de partida básico para todos os investidores que pretendam comprar ativos imobiliários para obter rendimento.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta