
Os municípios portugueses já encaixaram total de 55 milhões de euros em receitas de IMI entre janeiro e maio deste ano, o que reflete um aumento de 33,7% face ao mesmo período do ano anterior. Mas no que diz respeito ao IMT, que é pago na hora de comprar casa, as autarquias viram as receitas a cair neste período, mostra o mais recente relatório da Direção-Geral do Orçamento (DGO), que aborda a execução orçamental das autarquias.
Um dos impostos diretos que pesa nas receitas fiscais das autarquias é o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), que é pago todos os anos pelos residentes em cada conselho que possuem casa própria ou são proprietários de outro tipo de imóvel.
O mais recente relatório da DGO, publicado no final de junho, mostra que os municípios arrecadaram 55 milhões de euros com o IMI nos primeiros cinco meses deste ano, mais 33,7% do que no mesmo período do ano passado. De notar que as autarquias ainda deverão receber mais valores relativos aos IMI pago pelos residentes, uma vez que há quem pague prestações em agosto e novembro, no caso de o imposto ser superior a 100 euros. As primeiras prestações de IMI (e prestações únicas) foram pagas em maio.
Mas as autarquias receberam menos impostos sobre a compra de casas (até porque as vendas continuaram a cair no início do ano). Foram acumulados até maio 661 milhões de euros em receitas do Imposto Municipal sobre Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT), menos 4,3% face ao mesmo período do ano anterior.
Quanto ao balanço de 2023, outro relatório da DGO revela que as autarquias portuguesas receberam 1.504 milhões de euros em IMI (+1,1% face a 2022) e 1.695 milhões de euros em IMT (-0,1% em comparação com o ano anterior).
Importa salientar que, entre janeiro e maio 2024, os dados das receitas foram apurados para 269 municípios, enquanto em 2023 há dados disponíveis para 306 dos 308 concelhos do país. “O universo de reportes ainda incompleto resulta de constrangimentos decorrentes da implementação do SNC-AP na Administração Local em 2020. Para os municípios sem reporte foi usada a execução homóloga corrigida”, explica a CFP.
No que diz respeito aos dados anuais, foram reportadas as receitas totais para 226 municípios em 2023 e para 305 autarquias em 2022.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta