Viver em apartamentos intermédios? Conhece o que os distingue que vantagens oferecem desde 45 mil euros.
Comentários: 0
casas iluminadas
idealista

Já alguma vez pensaste em viver nos andares intermédios de um prédio habitacional? E consideraste as suas vantagens? Na realidade, os apartamentos em andares intermédios oferecem um equilíbrio perfeito entre as características dos pisos inferiores e dos pisos superiores. 

Se estiveres à procura de um lar que combine praticidade e conforto, morar num andar intermédio pode ser a solução que tanto procuravas. Conhece, por isso, alguns dos imóveis à venda em andares intermédios em Portugal. 

Quais são as vantagens para quem vive em andares intermédios?

Os andares intermédios proporcionam benefícios vários, desde a maior estabilidade térmica, o isolamento acústico, até à segurança e à melhor convivência com os vizinhos. Mas existem mais vantagens para quem vive em andares intermédios

  1. Menor exposição ao ruído da rua: em comparação com os pisos térreos e outros andares inferiores, os andares intermédios estão mais afastados do ruído do trânsito e das atividades ao nível da rua, ou seja, garantem mais tranquilidade; 
  2. Privacidade assegurada: a localização em andares intermédios oferece maior privacidade, pois as janelas não estão ao nível da rua. Vai ajudar a minimizar a exposição aos olhares curiosos e conseguirás deixar as cortinas abertas durante o dia; 
  3. Constante convivência com os vizinhos: viver em andares intermédios também proporciona um maior convívio com os vizinhos. Conseguirás cruzar-te mais frequentemente com os habitantes dos de outros apartamentos, tanto no elevador quanto nas escadas. É o contato regular que facilitará a criação de laços necessários para um ambiente mais familiar;
  4. Melhor ventilação: viver num andar intermédio garante normalmente uma melhor circulação de ar e uma quantidade adequada de luz natural. Terás um ambiente mais agradável, o que significa que poderá ser menos propício à formação de humidade nas paredes. 

Ainda mais atrativa é a vantagem de desfrutar de uma vista panorâmica nos andares intermédios, sem provocar vertigens como acontece nos andares mais altos. 

Viver em apartamentos intermédios
idealista

Existem inconvenientes de viver nos andares intermédios?

Embora viver em andares intermédios tenha as suas vantagens, também existem alguns inconvenientes a serem considerados. 

Em primeiro lugar, os moradores de andares intermédios podem estar sujeitos a barulhos vindos tanto dos pisos superiores quanto dos inferiores, como passos ou móveis a serem arrastados. Em segundo lugar, pode haver mais movimentação nos corredores. 

Por último é importante considerar que em situações de emergência, os moradores podem ter usar escadas, que pode ser um inconveniente para famílias com crianças pequenas, com pessoas idosas e pessoas com mobilidade reduzida. Considera estes fatores antes de te decidires mudar para um andar intermédio.

Diferenças na iluminação entre andares intermediários e superiores. Como contornar? 

As diferenças de iluminação natural entre andares intermédios e os andares superiores podem ser significativas e influenciam diretamente a qualidade de vida no interior do apartamento. Os pisos superiores tendem a receber mais luz, especialmente quando não há obstruções, nomeadamente prédios nas redondezas. Pela altura, há uma captação mais eficiente da luz solar, particularmente quando o sol está mais alto no céu.

Mesmo assim, isto não quer dizer que nos andares intermédios não exista iluminação. É importante fazer uma análise atenciosa ao apartamento e visitá-lo para perceber o quão iluminado é. Podes também apostar em iluminação LED, pintar as paredes de cores claras e colocar espelhos grandes em paredes estratégicas para refletirem a luz natural e tornar o ambiente mais iluminado. Existem outros truques para criar espaços amplos e cheios de luz em casa, para que consigas satisfazer as tuas necessidades sem quaisquer problemas. 

Encontra apartamentos em andares intermédios à venda 

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta