Preços das casas subiram em 8 capitais de distrito, mas estabilizaram no Porto e em Lisboa, revelam dados do idealista.
Comentários: 0
Preço das casas em Portugal
Freepik

A descida dos juros do crédito habitação, a par do menor custo de vida e maior poupança está a reanimar a compra de casas em Portugal. E a estes fatores ainda se soma a isenção de IMT e Imposto de Selo para jovens que compram a sua primeira habitação. Isto quer dizer que a procura de casas à venda está a ganhar novo impulso, numa altura em que também a oferta de casas está a subir, embora pouco. Esta dinâmica pode ajudar a explicar o facto de o preço das casas a nível nacional ter estabilizado em outubro face ao mês anterior (-0,1%). Assim, a compra de casa teve um custo mediano de 2.733 euros por metro quadrado (euros/m2) no final do mês de outubro deste ano, segundo revela o índice de preços do idealista. Já em termos anuais, os preços das casas em Portugal subiram 9,4%.

Preço das casas sobem em 8 capitais de distrito

Tendo em conta as 20 capitais de distrito portuguesas, verifica-se que os preços das casas subiram em oito grandes cidades em outubro, com Faro (4,1%), Santarém (2,7%) e Vila Real (2,1%) a liderarem a lista. As casas para comprar também ficaram mais caras em outubro face a setembro na Guarda (1,8%), Ponta Delgada (1,7%), Beja (1,6%), Coimbra (1,3%) e em Évora (1,1%).

De notar ainda que os preços das casas mantiveram-se praticamente estáveis neste período em nove cidades: Leiria (0,5%), Porto (0,5%), Setúbal (0,4%), Funchal (0,3%), Viseu (0%), Braga (0%), Castelo Branco (-0,1%), Bragança (-0,2%) e Lisboa (-0,3%). Por outro lado, houve cidades onde as casas à venda ficaram mais baratas num mês. É o caso de Portalegre (-3,8%), Aveiro (-2,9%) e Viana do Castelo (-0,8%).

Lisboa continua a ser a cidade onde é mais caro comprar casa: 5.655 euros/m2. Porto (3.684 euros/m2) e Funchal (3.483 euros/m2) ocupam o segundo e terceiro lugares, respetivamente. A lista de capitais de distrito mais caras para adquirir habitação segue com Faro (3.143 euros/m2), Setúbal (2.486 euros/m2), Aveiro (2.481 euros/m2), Évora (2.253 euros/m2), Ponta Delgada (2.099 euros/m2), Coimbra (2.002 euros/m2), Braga (1.926 euros/m2), Viana do Castelo (1.867 euros/m2), Leiria (1.574 euros/m2) e Viseu (1.523 euros/m2).

Já as cidades mais económicas para comprar casa são Portalegre (808 euros/m2), Guarda (831 euros/m2), Castelo Branco (884 euros/m2), Bragança (1.014 euros/m2), Beja (1.015 euros/m2), Santarém (1.295 euros/m2) e Vila Real (1.347 euros/m2).

Casas à venda ficam mais caras em 13 distritos e ilhas

Analisando os 26 distritos e ilhas com amostras representativas, observa-se que as maiores subidas dos preços das casas no último mês tiveram lugar na ilha do Faial (4,4%), Bragança (4%) e Évora (2,5%). As casas à venda ficaram mais caras em Portalegre (2%), Guarda (2%), Santarém (1,8%), Beja (1,6%), ilha Terceira (1,2%) e na ilha de São Miguel (1,1%). Com subidas dos preços inferiores a 1% encontram-se o Porto (0,9%), Vila Real (0,9%), ilha da Madeira (0,9%) e ilha de Porto Santo (0,6%).

Também se verifica que o custo da habitação manteve-se estável neste período em nove distritos e ilhas portuguesas: Viseu (0,5%), Viana da Castelo (0,5%), Setúbal (0,4%), Faro (0,3%), Coimbra (0,2%), Castelo Branco (0%), Braga (-0,1%), Leiria (-0,2%) e Lisboa (-0,5%). Por outro lado, os preços das casas desceram entre setembro e outubro na ilha de São Jorge (-16,4%), ilha de Santa Maria (-5,9%), ilha do Pico (-4,2%) e em Aveiro (-1,6%), revelam ainda os dados do idealista.

O ranking dos distritos mais caros para comprar casa é liderado por Lisboa (4.152 euros/m2), seguido por Faro (3.522 euros/m2), ilha da Madeira (3.200 euros/m2), Porto (2.789 euros/m2), Setúbal (2.629 euros/m2), ilha de Porto Santo (2.484 euros/m2), ilha de São Miguel (1.864 euros/m2), Aveiro (1.729 euros/m2), Leiria (1.691 euros/m2), Braga (1.643 euros/m2), Viana do Castelo (1.479 euros/m2), Coimbra (1.464 euros/m2), Évora (1.395 euros/m2), ilha do Pico (1.381 euros/m2), ilha de Santa Maria (1.339 euros/m2), ilha do Faial (1.318 euros/m2), ilha Terceira (1.316 euros/m2), Santarém (1.237 euros/m2) e ilha de São Jorge (1.205 euros/m2).

Os preços mais económicos para comprar casa em Portugal encontram-se na Guarda (701 euros/m2), Portalegre (776 euros/m2), Castelo Branco (858 euros/m2), Bragança (943 euros/m2), Vila Real (1.039 euros/m2), Viseu (1.097 euros/m2) e Beja (1.165 euros/m2).

Como variou o preço das casas nas regiões?

No mês de outubro, os preços das casas à venda aumentaram ligeiramente em três regiões do país. A liderar as subidas encontra-se a Região Autónoma da Madeira (0,9%), seguida pelo Alentejo (0,8%) e pelo Norte (0,8%). Já no Algarve (0,3%), Região Autónoma dos Açores (0%), Centro (-0,2%) e na Grande Lisboa (-0,3%) os preços das casas mantiveram-se praticamente estáveis nesse período.

A Grande Lisboa, com 3.788 euros/m2, continua a ser a região mais cara para adquirir habitação, seguida pelo Algarve (3.522 euros/m2), Região Autónoma da Madeira (3.189 euros/m2) e a região Norte (2.320 euros/m2). Do lado oposto da tabela encontram-se o Centro (1.487 euros/m2), a Região Autónoma dos Açores (1.598 euros/m2) e o Alentejo (1.604 euros/m2) que são as regiões mais baratas para comprar casa.

Venda de casas em Portugal
Freepik

Índice de preços imobiliários do idealista

Para a realização do índice de preços imobiliários do idealista, são analisados ​​os preços de oferta (com base nos metros quadrados construídos) publicados pelos anunciantes do idealista. São eliminados da estatística anúncios atípicos e com preços fora de mercado.

Incluímos ainda a tipologia “moradias unifamiliares” e descartamos todos os anúncios que se encontram na nossa base de dados e que estão há algum tempo sem qualquer tipo de interação pelos utilizadores. O resultado final é obtido através da mediana de todos os anúncios válidos de cada mercado.

O relatório completo encontra-se em: https://www.idealista.pt/media/relatorios-preco-habitacao/venda/

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta